Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10890
Tipo: doctoralThesis
Título: Repercussões das vivências com pesquisa na formação integral de estudantes da educação profissional técnica de nível pós-médio em química
Autor(es): Menegasso, Paulo José
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO TÉCNICO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: Atualmente, refletir sobre educação e aprendizagem exige reconhecer que as tecnologias de informação e comunicação imprimem mudanças em diversos âmbitos da sociedade. Coloca-se como necessidade revisar projetos educativos, redefinindo a formação dos sujeitos para responder às questões próprias da contemporaneidade. Professores e gestores encontram-se hoje tensionados entre a certeza de que o modelo tradicional de ensino precisa ser superado e a busca de propostas para a formação do sujeito na sociedade. Que aprendizagens são essenciais para viver e atuar positivamente na sociedade contemporânea? Que dimensões pessoais precisam ser desenvolvidas? Que metodologias de ensino dariam conta da formação desejada? Assim, o objetivo desta tese é compreender as repercussões das vivências com pesquisa na formação integral de estudantes da educação profissional técnica de nível pósmédio em química. Justifica-se esta tese para compreender os significados da pesquisa no desenvolvimento de estudantes de um curso técnico em Química de nível médio numa instituição pública estadual − educação científica como competências. Os projetos de pesquisa foram produzidos com base nos preceitos do Educar pela Pesquisa, com referenciais teóricos de Pedro Demo (2009), e Galiazzi (2011). A metodologia consistiu em duas fases. A primeira fase foi um estudo documental visando avaliar a qualidade dos projetos de pesquisa entre 2009 e 2013. A segunda fase constituiu-se num estudo de caso qualitativo, com a utilização de três grupos focais totalizando 15 sujeitos e nove memoriais descritivos. Nessa fase utilizou-se a Análise Textual Discursiva para análise, com base em Moraes e Galiazzi (2014), visando compreender significados da pesquisa que influenciam atividades futuras dos estudantes.Para coleta de dados foram definidas três questões a priori com o objetivo de facilitar a compreensão de significados, como os procedimentos com a pesquisa que mais contribuíram para a formação dos estudantes, as repercussões das atividades com pesquisa na formação profissional e pessoal. Isso visou responder quais foram as repercussões das vivências com pesquisa na formação integral de estudantes da educação profissional técnica de nível pósmédio em química. Os resultados da Fase 1 colocam-se como atividade que contribui para a aprendizagem e a educação científica. Os resultados da Fase 2 indicam que o processo de educação científica com pesquisa muda o papel dos sujeitos, colocando o estudante no centro da atividade para construir e reconstruir seus argumentos. O trabalho com a pesquisa implica leitura, escrita e interpretação, e o foco não é o resultado, mas sim o processo, em que os sujeitos, com motivação intrínseca, apresentam novos argumentos num processo nunca finalizado. Os resultados indicam que os estudantes tornam-se mais críticos, realizando um questionamento reconstrutivo. Conclui-se que as vivências em atividades científicas com projetos de pesquisa centradas nos estudantes promovem aprendizagens, tornando os sujeitos mais críticos e responsáveis, seja como técnicos, seja na graduação, possibilitando repercussões positivas, como tornarem-se cidadãos críticos e com autonomia de escrita e argumentação, interagindo e olhando o mundo com os olhos da ciência.
Nowadays, reflecting on education and learning requires recognizing that information and communication technologies are changing in different spheres of society. It places itself as a need to revise educational projects, redefining the training of subjects to respond to contemporary issues. Teachers and managers are today tense between the certainty that the traditional model of teaching needs to be overcome and the search for proposals for the formation of the subject in society. What learning is essential to live and act positively in contemporary society? What personal dimensions need to be developed? What teaching methodologies would account for the desired training? Thus the objective of the thesis is to understand the repercussions of the experiences in scientific activities in the integral formation of students of technical education in Chemistry. This thesis is justified to understand the meanings of the research in the development of students of a technical course in chemistry of a high school in a state public institution, scientific education as competences. The research projects were produced based on the precepts of educating by research, with theoretical references of Pedro Demo (2009), and Galiazzi (2011). The methodology consisted of two phases. The first part was a documentary study aimed at evaluating the quality of research projects between 2009 and 2013. The second phase consisted of a qualitative case study, using three focus groups totaling 15 subjects and nine Descriptive memorials. In this phase we used the Discursive Textual Analysis for analysis, based on Moraes and Galiazzi (2014), in order to understand the meanings of the research that influence future activities of the students.For data collection, three a priori questions were defined in order to facilitate the understanding of meanings, such as the procedures with the research that contributed most to the students' education, the repercussions of the activities with research in the professional and personal formation. This aim was to answer what were the repercussions of the experiences in scientific activities in the integral formation of the students of professional education of medium technical level in Chemistry? The results of phase 1 are presented as an activity that contributes to learning and scientific education. The results of phase 2 indicate that the process of scientific education with research changes the role of subjects by placing the student at the center of the activity to construct and reconstruct their arguments. The work with the research implies reading, writing and interpretation in which the focus is not the result, but rather the process, in which the subjects with intrinsic motivation present new arguments in a never completed process. The results indicate that the students become more critical, performing a reconstructive questioning. It is concluded that experiences in scientific activities with student-centered research projects promote learning by making subjects more critical and responsible, both as technicians and as undergraduates, making possible positive repercussions of becoming critical citizens with autonomy of writing and argumentation and interacting and looking the world with the eyes of science.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10890
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