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Tipo: masterThesis
Título: Avaliação da satisfação das empresas empregadoras e dos egressos com as competências desenvolvidas no curso de administração da instituição educacional superior: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Sônia Beatriz Pisetta de
Orientador: Burlamaqui, Paulo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
ADMINISTRADOR - MERCADO DE TRABALHO
Resumen: A abertura de mercado, a acirrada concorrência e a necessidade de aprendizado contínuo redefiniram os papéis das instituições de ensino superior que precisaram redirecionar suas estratégias competitivas para melhor atender as necessidades de seus públicos. É nesse ambiente de mudanças e incertezas que se insere a noção de competência na medida que se apresenta, conforme estudos na área, como instrumento de gestão, agregando valor aos indivíduos e as organizações. Nesse sentido, o presente estudo avalia a satisfação das empresas empregadoras e dos egressos com as competências desenvolvidas no curso de Administração, através de um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizou para a coleta de dados entrevistas em profundidade com as empresas empregadoras e focus group com os egressos dessa graduação. A análise e interpretação dos resultados destacaram, como ponto de convergência junto aos públicos pesquisados, a Análise Crítica de Informações e Planejamento e Gerenciamento de Projetos, como as competências de maior satisfação e apontaram o Desenvolvimento de Equipe como a competência de menor satisfação. A divergência ocorrida entre os públicos entrevistados aponta a Comunicação Interpessoal e Intergrupal como a competência de menor satisfação para as empresas empregadoras e como competência de maior satisfação para os egressos participantes do focus group.
The opening of the markets, the strong competition and the necessity of continuous learning, redefined the roles of the higher learning institutions that needed to redirect their competitive strategies to better supply the demand of their markets. It´s in this environment of change and uncertainty that it is inserted the idea of competence, as it is presented, according to studies in the area, as instrument of management adding value to individuals and organizations. In this sense, the present study evaluates the satisfaction of the hiring companies and of the graduates with the competencies developed in the Business school, through a case study in a private higher learning institution. The research, of qualitative nature, used in depth interviews to collect the data from the hiring companies and focus group with the graduates from said school. The analysis and interpretation of the results showed as a point of convergence with the researched group, the competencies, the Critical Analysis of the information and Planning and Management of Projects, as the competence of bigger satisfaction, and pointed the Team Development as the competence with the smallest satisfaction. The disagreeament occurred between the interviewed publics pointed the competence of Interpersonal and Intergroupal Communication as the competence with the smallest satisfaction to the hiring companies and as the competence with biggest satisfaction to the graduates that participated in the focus group.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1112
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