Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1131
Tipo: masterThesis
Título: Os motivos das relações entre orientações ao mercado e à aprendizagem com a inovação e o sucesso de novos produtos
Autor(es): Queiroz, Wellington Tavares Yamamoto
Orientador: Perin, Marcelo Gattermann
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
MERCADO
Resumen: The reasons behind the relationships among market orientation, learning orientation, innovation and organizational performance have been investigated for a long time. Many important studies were made in order to determine some linking possibilities between the referred constructs which have indicated the need to carry empirical studies on for some more evidences acquiring. Based on Baker and Sinkula?s works and also Perin, Sampaio and Hooley?s, regarding the Brazilian perspective, on organizational innovation and its impact on organizational performance aiming at sustainable competitive advantage development, this case study, as an exploratory research, was made in one of the most innovative companies in the world regarding the electronics industry. Its results have supported most of the previous researches in some aspects and have generated additional questions on organizational innovation phenomenon. The organizational abilities and capacities development, based on organizational learning principles, focusing the market intelligence generation, in order to ultimately generate new products, services or solutions which should contribute to long term success, put on the spot the learning orientation as a fundamental mediating cultural aspect which allows us to add the adjective „sustainable? linked to the competitive advantage. Some important organizational aspects, such as the direct impact of organizational leaders (medium and higher levels) on innovation capacity and organizational learning have not been objectively explored and do need additional attention.
Os motivos ou razões das relações entre orientação ao mercado, orientação à aprendizagem, inovação e performance organizacional têm sido objeto de investigação há muito tempo. Diversos estudos foram realizados identificando ligações entre os construtos citados e recomendaram a realização de estudos empíricos para que se obtivessem mais dados comprobatórios destes motivos. Assim, a partir dos trabalhos de Baker e Sinkula e, no contexto brasileiro, por Perin, Sampaio e Hooley sobre a inovação empresarial e seu impacto sobre a performance organizacional na busca pela vantagem competitiva sustentável, como estudo de caso que visa o aprofundamento do tema, uma pesquisa de caráter exploratório, foi realizada na unidade brasileira de uma das organizações reconhecidas como as mais inovadoras do mercado eletroeletrônico mundial. Os resultados deste estudo de caso corroboraram com os achados das pesquisas anteriores referenciadas em diversos aspectos e geraram alguns questionamentos adicionais para que se busque um maior entendimento deste fenômeno da inovação organizacional. O desenvolvimento de capacidades e habilidades organizacionais baseados nos princípios da aprendizagem organizacional e com foco na geração de inteligência de mercado para se gerar novos produtos, serviços ou soluções que contribuam para garantir o sucesso no longo prazo coloca a orientação para a aprendizagem em destaque como intermediadora fundamental para que se adicione o adjetivo sustentável à desejada e muito comentada vantagem competitiva. Aspectos ainda pouco explorados de forma objetiva como o impacto direto dos líderes de alto e médio escalões sobre a capacidade de inovação e aprendizagem organizacional se destacaram e precisam de pesquisas adicionais.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1131
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000418298-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,2 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.