Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/15247
Tipo: masterThesis
Título: Possibilidades para a etnomatemática como método de ensino: analisando jogos de linguagem presentes em diferentes profissões
Autor(es): Ferreira, Gisella de Souza
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: ETNOMATEMÁTICA
JOGOS EDUCATIVOS
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que modo a compreensão dos diferentes jogos de linguagem, evidenciados em distintas profissões, pode contribuir para a aprendizagem do conceito de função no 1º ano do Ensino Médio, utilizando como método de ensino a Etnomatemática. Os aportes teóricos que serviram de alicerces para os dois pilares desta investigação foram Etnomatemática, na perspectiva de D’Ambrosio (1993, 1999, 2002, 2005) e de Ferreira (2010); jogos de linguagem, com base nos estudos do Segundo Wittgenstein (1979). Os participantes da pesquisa foram estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública, localizada na cidade de Porto Alegre, e um grupo de profissionais escolhidos pelos estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos: dois questionários; duas entrevistas, estruturada e semiestruturada; diário de aula. Diante disso, os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), de onde emergiram 413 unidades de significado que foram agrupadas por semelhança originando as 58 categorias iniciais, da análise destas organizaram-se 10 categorias intermediárias que culminaram em três categoriais finais, sejam elas a Etnomatemática nas diferentes formas de uso da Matemática nas profissões; os diferentes jogos de linguagem na comunidade escolar; a compreensão de um conceito pelo uso na linguagem.Com os resultados da análise, foi possível perceber que os jogos de linguagem associados às etapas da Etnomatemática como método de ensino demonstraram eficácia para a compreensão por parte dos estudantes de um conceito pelo uso na linguagem. O emprego desse método que percorre etapas de pesquisa de campo, análise da pesquisa e validação, ampliou a percepção e compreensão dos estudantes quanto ao uso do conceito em diferentes formas de vida. Destaca que a busca por semelhança e dissemelhança dentro dos jogos de linguagem dos profissionais criaram condições que possibilitaram aos estudantes perceberem a funcionalidade do uso de um conceito dentro de um grupo profissional. Adicionando a isso, pensar na Etnomatemática como problematizadora dos conceitos utilizados pela Matemática Escolar, abre caminhos que possibilitam conexões dos estudantes com seu meio social, e mostra que é possível articular novos métodos que contribuam para a análise do uso de um mesmo conceito em diferentes jogos de linguagem, a fim de compreender não somente a definição de um conceito, mas sim, o seu uso em uma forma de vida.
This Research aims to understand how the comprehension of different language games, evidenced in different professions, can contribute to the learning of the concept of function in the 1st year of High school, using as a teaching method the Ethnomathematics. The theoretical contributions That served as a foundation for The two pillars of this investigation were: Ethnomathematics, From the Perspective of D'Ambrosio (1993, 1999, 2002, 2005) and Ferreira (2010); Language games, Based on the studies of the second Wittgenstein (1979). The study participants were students of the 1st year of high School of a public schools, located in the city of Porto Alegre, and a professional group chosen by the students. Data collection was used Different Instruments: two questionnaires; Two interviews, structured and semi-structured; Class diary. Therefore, the data collected were analyzed by means of discursive Textual analysis (ATD), from which they emerged 413 Units of meaning that were grouped by similarity originating the 58 Initial categories, of the analysis Of these TherganizaraM-SE 10 Categories Intermediate which culminated In Three Final Categorials, whether they are: Ethnomathematics in the different forms of mathematics use in the professions; The different language games in the school community; Understanding a concept by use in language. With the results of the analysis it was possible to realize that the Associated language Ogos Stages of Ethnomathematics as a teaching method demonstrated efficacy For Understanding On the part of thousands of a concept by use in language.The use of this method that goes through the field research, analysis of research and validation, broaded the perception and comprehension of the students regarding the usage of the concept in different life forms. It highlights that the search for similarity and dissimilarity within the language games of the professionals Created conditions that enabled the Students Realizer In The functionality of using a concept within a professional group. Finally, thinking about Ethnomathematics as a problematizing of the concepts used by school mathematics, opens paths that enable students ' connections with their social environment, and shows that it is possible to articulate new methods that contribute to the analysis of Use of the same concept in different language games, in order to understand not only the definition of a concept, but rather its use in a life form.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15247
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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