Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/15309
Tipo: masterThesis
Título: Da entrevista à observação da ação: uma tendência realista-fabular no cinema brasileiro pós-2010
Autor(es): Feix, Daniel
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: CINEMA - BRASIL
JORNALISMO
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a mudança da tendência dos documentários de entrevista, no cinema brasileiro do século XXI, para os filmes nos quais o encontro do Eu (o realizador e sua equipe) com o Outro (o personagem) se dá por meio da observação da ação. Com a câmera distante, capturando a intriga antes apenas relatada (KRACAUER, 1997), os filmes mineiros A falta que me faz (2010), O céu sobre os ombros (2011) e Girimunho (2012) implementaram gradativamente essa mudança. Neste estudo, os três são analisados a partir de algumas de suas sequências-chave, que dão a ver a incorporação de elementos do extracampo à imagem (BURCH, 2015), estabelecem um “efeito de presença” (RAMOS, 2008; DIDI-HUBERMAN, 2010) e uma “fabulação” (GUIMARÃES, 2001; DELEUZE, 2013) que reconfigura a relação entre o personagem e o espaço em que ele vive. Essas características são fundadoras da tendência realista-fabular no cinema nacional do período.
This study aims to analyze the changing from the interviews documentarie’s trend, in the brazilian movies of the 21st century, to those films in witch the meeting between I (moviemaker and his team) and the Other (characters) use the observation of action as a resource. With the camara afar, capturing the intrigue that was only told as of before (KRACAUER, 1997), the feature films from Minas Gerais A falta que me faz (2010), O céu sobre os ombros (2011) and Girimunho (2012) gradually implement that change. In this study, these aforementioned movies are analyzed starting of their key-sequences, that display the incorporation of extrafield elements to the image (BURCH, 2015), stablish a “presence effect” (RAMOS, 2008; DIDI-HUBERMAN, 2010) and a “fabulation” (GUIMARÃES, 2001; DELEUZE, 2013) witch reconfigures the bonds between characters and the spaces they live in. These characteristics mould the realistic-fabulate trend in brazilian movies of this period.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15309
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