Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16609
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuilherme, Alexandre Anselmo
dc.contributor.authorUmann, Jair Felipe Bonatto
dc.date.accessioned2020-06-18T12:10:53Z-
dc.date.available2020-06-18T12:10:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16609-
dc.description.abstractHá muito, os estados ampliados de consciência são utilizados pela humanidade, desde cientistas, médicos e artistas até xamãs, pajés, babalorixás e yalorixás, dentre outros, com o objetivo de criar, curar, resolver conflitos ou obter experiências estéticas. É enorme a gama de motivos que inspiram os seres humanos a buscar esses estados. Posto isso, esta tese se destina, através da influência da perspectiva metodológica da a/r/tografia, investigar como se dá a produção de conhecimento em dança a partir de estados ampliados de consciência. Como objetivos específicos, estão construir e propor uma metodologia de trabalho que vise à produção de conhecimento em dança e que tenha como ponto de partida vivências em estados ampliados de consciência e, ainda, investigar como esses procedimentos metodológicos influenciam na produção de conhecimento em dança. Dessa maneira, a tese organiza-se em quatro grandes capítulos que, respectivamente, se dedicam a apresentar e contextualizar o tema da pesquisa; tecer discussões teóricas sobre a produção de conhecimento em dança e sobre a perspectiva transpessoal na abordagem dos estados ampliados de consciência; delinear procedimentos metodológicos tendo a a/r/tografia como central e apresentar a incursão no campo de investigação; e expor e discutir as emergências do processo do trabalho. Esta pesquisa veicula como a metodologia desenvolvida possibilitou que as participantes da pesquisa se implicassem em ações de produção de conhecimento em dança a partir de vivências em estados ampliados de consciência, o que se revelou como um caminho profícuo, expandindo o campo do possível na área de concentração do estudo.Além disso, a investigação aponta para novas possibilidades de ações no campo acadêmico, principalmente no contexto do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, instituição onde o autor atua como docente.pt_BR
dc.description.abstractExpanded states of consciousness have long been used by humanity, from scientists, doctors and artists to shamans, pajés, babalorixás and yalorixás, among others, with the aim of creating, healing, resolving conflicts or obtaining aesthetic experiences. The range of reasons that inspire human beings to pursue these states is enormous. That said, this thesis is intended, through the influence of the methodological perspective of a/r/tography, to investigate how the production of knowledge in Dance occurs based on altered states of consciousness. The specific objectives are to build and propose a work methodology that aims at the production of knowledge in Dance and that has as a starting point experiences in altered states of consciousness and, still, investigate how these methodological procedures influence the production of knowledge in Dance. Thus, the thesis is organized into four major chapters that, respectively, are dedicated to presenting and contextualizing the research theme; to conducting theoretical discussions about the production of knowledge in Dance and about the transpersonal perspective in addressing the altered states of consciousness; to outlining methodological procedures with a/r/tography as central and to presenting the incursion into the field of investigation; and to exposing and discussing the emergencies of the work process. This research conveys how the methodology developed enabled the research participants to be involved in actions of production of knowledge in Dance based on experiences in altered states of consciousness, which proved to be a fruitful path, expanding the field of what is possible in the area of study. In addition, the investigation points to new possibilities for actions in the academic field, especially in the context of the Degree in Dance at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, institution where the author works as a professor.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCONHECIMENTOpt_BR
dc.subjectDANÇApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleEm direção a ...: um estudo sobre estados ampliados de consciência e produção de conhecimento em dançapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498036-Texto+completo-0.pdfTexto completo8,37 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.