Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/2076
Tipo: | doctoralThesis |
Título: | Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação |
Autor(es): | Pinheiro, Cristiano Max Pereira |
Orientador: | Cauduro, Flávio Vinicius |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Fecha de Publicación: | 2007 |
Palabras clave: | JOGOS ELETRÔNICOS COMUNICAÇÃO DIGITAL |
Resumen: | O estudo investiga as formas como a comunicação se relaciona com os jogos digitais, enfocado principalmente na construção de um conceito de tipologia para este objeto. São resgatados os conceitos e definições sobre jogos a partir de Huizinga e Caillois e atualizados para os modelos digitais. A metodologia utilizada como fio condutor do trabalho é a Teoria da Complexidade de Morin, os sete princípios identificam a complexidade do objeto, bem como apontam as dimensões da proposta de análise e tipologia para os jogos digitais. Para legitimar a investigação é realizado um apanhado sobre os estudos de jogos digitais. A história dos jogos digitais e os gamestudies são apresentados para fundamentar a proposta tipológica e a aproximação com a comunicação. Em suma o ensaio aponta para uma proposta de metodologia de análise para jogos digitais, embasada na construção de uma gramática própria para o objeto. The study search for ways of how communication can be related with digital games, focus on creates a typology concept to the object. We’ll review concepts and definitions about game and play of Huizinga and Caillois, and update it for digital models. Using as method the Theory of Complexity from Edgar Morin, his seven principles show us a complexity in digital games. As well lead us to three dimensions of analyze, towards for a digital game typology. This research is legitimated by a review of gamestudies. The videogame history and gamestudies are presented to embase a typology propose and a communication approach. In short, it essay towards for a propose of a digital game methodology for analyze, based on a own grammar for the object. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/2076 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.