Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2096
Type: masterThesis
Title: Telespectador multimídia: olhares sobre o jornalismo participativo em noticiários de tv
Author(s): Amorim, Lidiane Ramirez de
Advisor: Finger, Cristiane
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2009
Keywords: TELEJORNALISMO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
MÍDIA
Abstract: As tecnologias de informação e comunicação têm sido responsáveis por uma infinidade de transformações, incluindo novas relações entre os sujeitos e as diferentes mídias. São novos papéis cuja emergência coincide com a passagem de uma comunicação centralizada e unidirecional para uma comunicação de infinitas possibilidades, em tempos de midiatização. Nesse contexto, a audiência abandona o estigma de passividade para se configurar como ente ativo, não se restringindo apenas à recepção das mensagens e passando a fazer parte da produção jornalística, prática que vem sendo chamada de jornalismo participativo. Com este estudo, buscamos compreender de que maneira se dá a participação de cidadãos comuns em noticiários televisivos, a partir de uma análise qualitativa de materiais noticiosos provenientes de alguns dos principais telejornais da Rede Globo de Televisão. Para tanto, optamos por um olhar múltiplo, com base no Paradigma da Complexidade, combinada com a técnica de análise de conteúdo. O olhar da complexidade guiou nosso estudo rumo à compreensão do jornalismo participativo enquanto um objeto complexo, multifacetado, que é causa e consequência de inúmeros outros processos, como um sistema aberto que se autoecoorganiza ao mesmo tempo em que nos dedicamos a compreendê-lo.
Las tecnologías de información y comunicación son responsables por una infinidad de transformaciones, incluyendo nuevas relaciones entre los sujetos y los distintos medios. Son nuevos papeles cuyo crecimiento coincide con la migración de una comunicación centralizada y unidireccional hacia una comunicación de infinitas posibilidades, en los tiempos de midiatización. En este contexto, la audiencia abandona su estigma de pasividad para configurarse en una parte activa, que no solamente recibe los mensajes, pero también hace parte de la producción periodística, práctica que actualmente se conoce como periodismo participativo. Con este estudio, buscamos comprender de que forma ocurre la participación de ciudadanos en los noticieros televisivos, a partir de una análisis cualitativa de materiales periodísticos de los principales telediarios de la Rede Globo de Televisión. Para tanto, elegimos una mirada múltiple, embasada en el Paradigma de la Complejidad, combinada con la técnica de análisis de contenido. La mirada compleja ha guiado nuestro estudio rumbo la comprensión del periodismo participativo como un objeto complexo y multifacético, que es causa y consecuencia de tantos otros procesos, como un sistema abierto que se auto-eco-organiza al mismo tiempo en que nos dedicamos a comprenderlo. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/2096
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000412001-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,45 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.