Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2146
Type: masterThesis
Title: As mulheres só querem ser salvas: Sex and the City e o pós-feminismo
Author(s): Messa, Márcia Rejane Postiglioni
Advisor: Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2006
Keywords: COMUNICAÇÃO DE MASSA
PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TELEVISÃO - SERIADOS
FEMINISMO E TELEVISÃO
MULHERES
Abstract: O presente trabalho utiliza o circuito de cultura de Richard Johnson como ferramenta para refletir acerca do programa norte-americano Sex and the City, da HBO. Os três momentos do circuito (produção, texto e recepção) são contemplados a fim de desenvolver um estudo cultural crítico que permita um melhor entendimento de questões sobre as mulheres e a cultura da mídia na sociedade contemporânea. A pesquisa de recepção foi realizada exclusivamente com mulheres, fãs do programa, e o objetivo da articulação entre os três momentos do processo é delinear quais as representações da mulher que o programa difunde, investigar como as representações da feminilidade e masculinidade expostas em Sex and the City são interpretadas, reproduzidas e/ou resistidas por suas fãs, assim como até que ponto o programa reconfigurou, remodelou e/ou reafirmou uma determinada identidade feminina.
This study uses Richard Johnson’s circuit of culture as a means to analyze the North- American sitcom Sex and the City, produced by HBO. The three moments of the circuit (production, text, reception) are analyzed, in order to present a critical cultural study and have a better understanding of issues concerning women and the media culture in modern society. The reception research was conducted exclusively with women who were fan of the show, and the objective of this articulation for the three moments of the process is to outline the representations of women presented on the show, investigate how the representations of femininity and masculinity on Sex and the City are assimilated, reproduced and/or defied by the female fans, as well as determine the extension to which the sitcom reconfigured, reinvented and/or reaffirmed a feminine identity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2146
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