Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2260
Tipo: masterThesis
Título: A contribuição da psicologia social para a teoria e a prática da atividade de relações públicas
Autor(es): Rivoire, Eliane Benjamin
Orientador: Simões, Roberto Porto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
PSICOLOGIA SOCIAL
ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
Resumo: O caráter multifacetado da Comunicação permite estabelecer relações inter e transdisciplinares com vários campos do saber. Relações Públicas, como uma das áreas objeto de estudo do campo das Ciências da Comunicação, mostra-se fundamental para o bom desempenho organizacional ao gerenciar as relações que se estabelecem entre a organização e seus públicos. Uma interface de Relações Públicas com a Psicologia Social ampliaria seu campo de interpretação, análise e reflexão dos fenômenos organizacionais, a partir do entendimento psicológico da formação e da mudança das atitudes humanas. Assim, a partir de uma melhor compreensão das formas de comportamento apresentadas pelas pessoas e suas prováveis causas, dados são obtidos para planejamento de mudanças e trabalhos que possibilitem aproximar objetivos individuais aos objetivos organizacionais. Trata-se de um estudo introdutório, que busca contribuir para uma melhor compreensão do pensar e do fazer de Relações Públicas.
The multifaceted character of Social Comunications allows it to establish an inter-disciplinary and trans-disciplinary relationship with many fields of knowledge. Public Relations, as one of the studied fields of Comunications Sciences, is fundamental for organizational performance as it manages relations that form between the organization and it's public. An interface between Public Relations and Social Pshychology would broaden it's field of interpretation, analys and reflection, from the psychological standpoint of human behaviour and change. Therefore, from a better understanding of behaviour displayed by people and their probable cause, data is obtained for planning changes and projects that would allow individual and organizational goals to be brought closer together. This is an introductory study that seeks to contribute to a better understanding of how to think about and how to employ Public Relations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2260
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