Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2669
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStobäus, Claus Dieteren_US
dc.contributor.authorBins, Katiuscha Lara Genroen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:33Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:33Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2669-
dc.description.abstractMinha pesquisa é de caráter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a temática da Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida através das suas relações com a escola, a família e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que importância tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclusão destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a realizar uma triangulação entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Teórico elaborado, abordo e destaco concepções e princípios teóricos sobre Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para além das concepções educativas tradicionais.Os dados empíricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, incluídos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a realizar uma reflexão e problematização acerca de três temáticas que, embora façam parte de nosso cotidiano educacional, ainda não haviam sido articuladas e entrelaçadas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer relações entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ótica dos próprios sujeitos investigados, que deram à pesquisa o tom de suas próprias vivências e expectativas, o que favoreceu que as análises se assentassem sobre um escopo teórico-prático que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a atenção também para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclusão social.pt_BR
dc.description.abstractMy research is in a qualitative approach with Study Case, being its aim to investigate about teaching how to write and read young and adults with mental dementia, established trough the relationship with the school, the family and the society. I go deeper into aspects of the process of teaching young and adults with mental dementia how to write and read, as it happens, in what way those children learn, what importance there is in reading and writing in the lives of those subjects. I approach the aspects that teaching young and adults with mental dementia how to write and read contribute to a bigger inclusion of this people in the society; in a way that the young and the adult with mental dementia notices and notices himself in the reading and writing world. This way this present research proposes to have a triangulation between teaching how to read and write the young and adults education and the adult with mental dementia. In the elaborated theorical reference I approach and point conceptions and theorical principle about teaching how to write and read, young and adults education and the mental dementia adult taking to account the new emergent cultural changing, for beyond the traditional educational conception.The empiric data were collected with nine young and adults with mental dementia, included in county school in Porto Alegre/RS. The research propose to have a reflection and problematization around three thematic, even though they are part of our daly educational life, they haven’t been articulated and laced in the perspective that this research tried to indicate, to stablish relation with the teaching how to write and read, young and adult education and mental dementia adult, in the modality of teaching of EJA, from the view of the investigated subjects, who gave the to this research the tune of their own lives experiences and expectations, which helped that the analysis stayed on practical theorical target that was built in the group universe of the researcher and the researcher subjects. Calls attention too, the mental dementia adults be watched under other perspectives for a real and effective social inclusion.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E SOCIEDADEpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃO (ADULTOS)pt_BR
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.titleAspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000395838-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo317,89 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.