Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2704
Tipo: masterThesis
Título: História de formação e atuação docente: um estudo sobre dimensões da (in) satisfação junto a um grupo de professores, em uma escola de ensino fundamental de Porto Alegre
Autor(es): Jagmin, Cléia Rení Fortes
Orientador: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Resumo: O presente estudo, uma pesquisa de cunho qualitativo, busca conhecer diferentes dimensões de satisfação ou de insatisfação docente, expressas por professores de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Porto Alegre. Para tal foram selecionados cinco professores e, através de diferenciados instrumentos e de observações, com eles utilizados, foi possível elencar diferentes dimensões e buscar, no entrelaçamento de olhares de alguns teóricos, uma aproximação com a realidade vivida por docentes de diversos espaços no cotidiano educacional brasileiro, haja vista que tais dimensões são identificadas, junto a outros professores, através de seus relatos, suas histórias de vida, na crise educacional que estamos vivendo. A desvalorização da profissão docente, que reflete a desvalorização da educação, tem sido presença constante, tanto no meio educacional, quanto junto à sociedade, em geral. O apoio teórico é dado através de Arroyo, Tardif, Lessard, Josso, Nóvoa, Mosquera, Stobäus, Santos e outros, tendo como linha condutora os estudos referentes às histórias e narrativas de vida e formação, propostos por Abrahão. O estudo traz a ideia da urgente necessidade de vinculação entre a prática e a teoria e da promoção de espaços amplos de formação, visando a adequação do fazer docente aos novos tempos que professores e alunos vivenciam na sociedade hodierna.
This study, a qualitative research project, seeks to discover different dimensions of teaching satisfaction or dissatisfaction expressed by teachers in an elementary school in the city of Porto Alegre. To this end, five teachers were selected and through different instruments and observations used by them, it was possible to list the different dimensions and look for, the intertwining views of some theorists, an approximation of the reality experienced by teachers in different educational settings in everyday Brazilian life. Considering that such dimensions are identified, along with other teachers, through their accounts, their life stories, in the educational crisis we are living. The devaluation of the teaching profession, which reflects the devaluation of education, has been a constant presence, both in the educational environment and in society in general. Theoretical support is given by Arroyo, Tardif, Lessard, Josso, New Mosquera, Stobäus, Santos and others, having as a guiding principle the studies on the stories and narratives of life and training, proposed by Abrahão. The study introduces the idea of an urgent need to link the theory and practice, and the promotion of wide space for training, having in view an adequate education to the new moment lived by teachers and students nowadays.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2704
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000437480-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,1 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.