Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento:
https://hdl.handle.net/10923/2797
Tipo: | doctoralThesis |
Título: | Compulsão à comunicação: ensaios de ética, educação e silêncio |
Autor(es): | Ratto, Cleber Gibbon |
Orientador: | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Data de Publicação: | 2008 |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM - TEORIAS |
Resumo: | This text tells about the proliferation of communication speeches related to the modern phenomenon of self-reference in the human sciences field. It is related to the Nietzschean criticism of the main agents of modernity : the sovereignty of consciousness, the unit of self and the belief in truth. It discusses some private aspects in the contemporary ethics and politics and effects on the production of current knowing and living ways. Methodologically it is constituted with a genealogical attitude, having the argumentative essay as its composition strategy. Accompanied by the fundamentals, policies and practices of Education, it intends reflection on the border between Philosophy and Sociology of Education. The paper supports the thesis that the apology of the self-referential communication has produced, simultaneously, an excessive individualism and a poverty in the experience of the world. Este texto versa sobre a proliferação dos discursos da comunicação atrelados ao fenômeno moderno da auto-referencialidade no campo das ciências humanas. Vincula-se à crítica nietzscheana dos principais arautos da modernidade, a saber: a soberania da consciência, da unidade do "Eu" e da crença na Verdade. Discute alguns aspectos particulares da contemporaneidade ética e política com efeitos sobre a produção dos modos de existir e conviver na atualidade. Metodologicamente constitui-se com uma atitude genealógica. Assume a forma argumentativa do ensaio como sua estratégia de composição. Alinhado com a perspectiva que trata dos fundamentos, políticas e práticas da educação, pretende-se um exercício do pensamento numa zona fronteiriça entre a filosofia e a sociologia da educação. Sustenta a tese de que a apologia da comunicação auto-referencial vem produzindo, concomitantemente, uma exacerbação do individualismo e um empobrecimento da experiência mundana. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/2797 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.