Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2878
Tipo: doctoralThesis
Título: Diálogos sobre a educação física na educação de jovens e adultos numa perspectiva freireana
Autor(es): Pereira, Ricardo Reuter
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumen: Esta tese de doutorado tem como foco a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do trabalho de campo realizado junto aos professores da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo, município do Rio Grande do Sul. A educação física, segundo a LDB nº 9. 394/96, é uma disciplina integrante da educação básica, porém na EJA são várias as possibilidades de dispensa. Mesmo assim, a educação física é oferecida como componente curricular nas escolas de São Leopoldo. Partindo do entendimento que a educação física, no conjunto com as outras disciplinas do currículo, pode colaborar no processo de uma educação formal realizado na escola, buscamos a sua compreensão a partir do seguinte problema de pesquisa: Como os professores de educação física concebem e realizam as suas práticas pedagógicas alicerçados na sua formação e na compreensão das necessidades educativas dos estudantes da EJA?Iniciamos o trabalho com o referencial teórico, buscando aproximações à temática com os temas Educação de Jovens e Adultos, Contribuições de Paulo Freire, Educação Física e escola e Formação e saberes docentes. O delineamento da pesquisa se deu a partir do Grupo de Discussão como método. Realizamos 4 encontros com os professores, possibilitando a discussão de várias temáticas pertinentes aos objetivos traçados. Como instrumento complementar utilizamos a observação participante com os devidos registros em diário de campo e a análise de documentos. Utilizamos, também, entrevistas com a coordenadora da EJA do município de São Leopoldo e com as professoras de educação física que exercem o cargo de supervisão nas escolas. A partir da análise construímos três grandes categorias de análise: “Ser professor da EJA”, “Formando-se professor” e “Educação Física: entendimentos e trabalhos coletivos”.A presente investigação permitiu compreender que lecionar na EJA é um desafio que perpassa pela necessidade de entendimento de quem é o aluno que frequenta os bancos da EJA e por uma formação que ainda é incipiente. Alguns professores propõem alternativas que iluminam possibilidades de uma prática docente que atende as necessidades dos alunos. Foi possível compreender que a presença do diálogo na ação pedagógica de alguns professores de Educação Física na EJA foi fundamental para o sucesso das aulas.
This thesis has its focus on Physical Education in Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA), based on a field research with teachers from municipal schools of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. According to LDB n° 9. 394/96, physical education is a subject appurtenant to basic education. However, in Youth and Adult Education there several possibilities of exemption. Yet, physical education is offered as curriculum in schools from São Leopoldo. Understanding that this subject, along with the others, may contribute to the formal education process, we pursue its comprehension from the following research problem: how teachers conceive and perform their pedagogical practice grounded in their knowledge and understanding about educational needs of their students in the Youth and Adult Education?We seek in the theoretical basis some approaches to Youth and Adult Education, Contributions from Paulo Freire, physical education and School and Teacher's Instruction and Knowledge. The research design was a discussion group. There were four meetings with the teachers, where have been discussed topics related to our goals. As a complementary tool we use observation in loco along with a field diary and document analysis, as well as interviews with the EJA coordinator from São Leopoldo and with physical education teachers who are supervisors in schools. From our analysis, we set three categories: “being EJA teacher”; “becoming a teacher; “physical education: understandings and collective works”. This research allowed us to understand that teaching in EJA is a challenge related to a incipient formation and to the need of comprehend who is our student. Some teachers propose ideas that rise possibilities to a teaching practice that answer the students' needs. We understood that dialogue in the pedagogical practice of some physical education teachers in EJA was fundamental to the success of their classes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2878
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000447000-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,28 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.