Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/2935
Tipo: | masterThesis |
Título: | Diretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemática |
Autor(es): | Lima, Joelene de Oliveira de |
Orientador: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Fecha de Publicación: | 2006 |
Palabras clave: | MATEMÁTICA - ENSINO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO SOFTWARE EDUCACIONAL |
Resumen: | Este trabalho está inserido na linha de pesquisa em Informática na Educação de Ciência e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. O projeto buscou identificar os requisitos e funcionalidades a serem considerados no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A fim de identificar esses aspectos e gerar um conjunto de diretrizes para orientação de projeto de softwares educacionais na área de Matemática, fez-se um levantamento de programas (softwares) educacionais disponíveis nas escolas e destes quais são os mais utilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio. A partir desse levantamento foi realizada uma análise desses sistemas e criadas categorias para agrupar as funcionalidades por similaridade de função no contexto do programa. Tendo por base essas categorias, criou-se um conjunto de diretivas para auxiliar a orientar os projetistas de softwares educacionais para suporte ao ensino de Matemática. A validação das funcionalidades identificadas foi realizada através de uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio que trabalham com softwares educacionais. A pesquisa foi apoiada por um ambiente virtual que permite a realização da coleta de dados via WEB. This volume presents our research results regarding the most important requirements and functionalities identified by Math teachers related to educational software used to support Math teaching–learning process in High School. We selected teachers from schools in Porto Alegre, the capital of Rio Grande do Sul, Brazil. In order to organize our research we previously analyzed the educational software presented in High Scholl Computers Labs using only private schools. The private schools were the available places where educational software could be observed. Using the results of such analysis we built up some guidelines in order to aid educational software designers to project educational applications, and to help teachers to select what is the best option to use with their students in practice Math activities. This work has developed as a master Thesis in Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática of PUCRS. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/2935 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.