Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3029
Tipo: masterThesis
Título: Modelagem matemática: uma proposta para o ensino da matemática
Autor(es): Viecili, Cláudia Regina Confortin
Orientador: Hillebrand, Vicente
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
MODELOS MATEMÁTICOS
Resumo: Esta dissertação apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta diferenciada de ensino que faculta, ao aluno, ser agente na construção do conhecimento, superando, com motivação e descontração, as dificuldades que a Matemática apresenta. Constitui-se uma pesquisa realizada com alunos da sétima série do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Marau/RS. Questionou-se como o emprego da Modelagem pode auxiliar na aprendizagem matemática, fazendo com que os alunos gostem dessa disciplina, mudem suas concepções negativas com relação a ela e percebam a sua importância no dia-a-dia. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, enfocando o cotidiano, com a criação de modelos. Foram feitas observações das atividades desenvolvidas. Após a aplicação da Modelagem foi realizada a avaliação com os alunos envolvidos na pesquisa, quando se pôde perceber a mudança de concepções com relação à Matemática, bem como de interesse e motivação em trabalhar com Modelagem.
This dissertation presents the mathematics Modelling with a differentiate proposal of teaching that, propose the student to be the agent of the knowledge construction, overcoming the difficulties with motivation and relaxation that mathematics presents. A research was made with a 7ht grade group, in a public school in Marau / RS, local authority. It was questioned how the Modelling can assist in mathematics learning, making the students like the subject, change their negatives conceptions of mathematics and realize its importance to daily life. The research hands a qualitative and descriptive approach to daily life, with the creation of Modelling. Observations of the developed activities were made. After the application of the research, an evaluation was performed with students involved with it, when the changes in relation to the mathematics perception could be noticed, as well as the interest and the motivation in working with Modelling.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3029
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000380369-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,53 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.