Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3047
Tipo: masterThesis
Título: As modalidades de interação professor e alunos no ensino da matemática
Autor(es): Becker, Edna da Silva
Orientador: Ramos, Maria Beatriz Jacques
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2005
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Resumo: O trabalho analisa a influência do relacionamento entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, numa Escola Estadual de Ensino Médio do município de Gravataí. O interesse pelo tema deve-se à importância dos vínculos afetivos em sala de aula, pois estes podem provocar modalidades de aprendizagem e sentimentos nos alunos como desinteresse e distanciamento em relação à disciplina de Matemática, impedindo que tenham um bom aprendizado da matéria. Por isto, acredita-se ser fundamental analisar as formas de interação entre professor e aluno para que ocorram processos adequados no aprendizado da Matemática. Na realização deste estudo foram propostas entrevistas com alunos do Ensino Médio. As entrevistas possibilitaram o reconhecimento das formas de relacionamento interpessoal e as dificuldades e sentimentos decorrentes desta interação. No projeto, compreendi a importância da superação do saber teórico do professor, e dos vínculos afetivos em sala de aula. Os estudantes com bom rendimento em Matemática vêem o professor de forma positiva; os que têm dificuldades percebem falhas e apontam vínculos negativos nas relações com o professor.
This work analyses the influence of relationships between students and teachers in the process of teaching-learning mathematics, in one high school in Gravatai city. The interest by this subject is due to the importance of affective bonds in classroom, once those can cause learning models and feelings in the students like, indifference, low interest in relation to mathematics subject, avoiding that they have a good learning. Is believed that is fundamental analyze the forms of interactions between teacher and students, to be possible that the adequate mathematics learning process occur. During the evaluation of this study were realized interviews with students from high school. These interviews have enabled the acknowledgement of the interpersonal relationship and the difficulties and feelings due to these interactions. In the project I have understood the importance of the theoretical knowledge overcome from the teacher and about the affective bonds in classroom. The students that have a good understanding in mathematics see the teacher in a positive way, the students that have difficulties, can perceive mistakes and point negative bonds in the relationship with teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3047
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000333104-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo471,85 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.