Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3114
Tipo: masterThesis
Título: Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superior
Autor(es): Fortes, Luciane Oliveira
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
BLOGS
Resumo: Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de Cálculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos são considerados nativos do ciberespaço, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto é natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores é considerada imigrante do ciberespaço Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, porém, eles não têm a sensação de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes estão mais familiarizados com este novo espaço. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferença entre alunos e professores. A inclusão de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta distância. Acredita-se que o uso de Blogs poderá ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entenderão o conteúdo relacionado ao processo de aprendizado de Cálculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespaço as interações que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hipóteses que são apresentadas ao longo da introdução deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de Cálculo de uma universidade particular.
This Master Dissertation aims to investigate use of Blogs as educational resource related to Calculus teaching process. Nowadays we deal with new challenges, and somehow “new” students. The students are considered cyberspace natives, which means, they know how to manage Internet resources better than their teachers, because for them it seems natural. It belongs to their ordinary lives. Most of the teachers are also considered immigrants into the cyberspace. They know how to organize their face-to-face classes, but they do not have such sense of “belonging” as their students have. Due to this fact the students are more comfortable into this new space. However, something must be done in order to help them to overcome these restrictions in order to improve their skills and also aid them to include Internet resources. We believe the use of Blogs can help teachers to interact with their students and take advantages of this Web experience in order to build a new opportunity to help them understand the contents related to Calculus learning process. We create a methodology based on a BLOG in order to analyze the possibilities of such resource as a tool to extend on the cyberspace the face-to-face interactions, In order to test some hypothesis we developed an experiment in a Calculus class in a private University.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3114
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000411031-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,41 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.