Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorFortes, Luciane Oliveiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:39Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:39Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3114-
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de Cálculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos são considerados nativos do ciberespaço, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto é natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores é considerada imigrante do ciberespaço Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, porém, eles não têm a sensação de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes estão mais familiarizados com este novo espaço. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferença entre alunos e professores. A inclusão de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta distância. Acredita-se que o uso de Blogs poderá ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entenderão o conteúdo relacionado ao processo de aprendizado de Cálculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespaço as interações que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hipóteses que são apresentadas ao longo da introdução deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de Cálculo de uma universidade particular.pt_BR
dc.description.abstractThis Master Dissertation aims to investigate use of Blogs as educational resource related to Calculus teaching process. Nowadays we deal with new challenges, and somehow “new” students. The students are considered cyberspace natives, which means, they know how to manage Internet resources better than their teachers, because for them it seems natural. It belongs to their ordinary lives. Most of the teachers are also considered immigrants into the cyberspace. They know how to organize their face-to-face classes, but they do not have such sense of “belonging” as their students have. Due to this fact the students are more comfortable into this new space. However, something must be done in order to help them to overcome these restrictions in order to improve their skills and also aid them to include Internet resources. We believe the use of Blogs can help teachers to interact with their students and take advantages of this Web experience in order to build a new opportunity to help them understand the contents related to Calculus learning process. We create a methodology based on a BLOG in order to analyze the possibilities of such resource as a tool to extend on the cyberspace the face-to-face interactions, In order to test some hypothesis we developed an experiment in a Calculus class in a private University.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectBLOGSpt_BR
dc.titleUtilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matemática no ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000411031-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,41 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.