Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3929
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFay, Cláudia Musaen_US
dc.contributor.authorMartins, Deniseen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:59:36Z-
dc.date.available2013-08-07T18:59:36Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3929-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe-se, através do estudo de caso da Refinaria Ipiranga, a compreender o desenvolvimento e o fortalecimento da imagem institucional deste grupo empresarial que iniciou suas atividades na cidade de Rio Grande (RS) nos anos 1930. O objetivo deste estudo é analisar como a empresa privada, nacional e familiar foi construída e a forma encontrada para enfrentar as dificuldades, diante da sucessão de governos e períodos de instabilidade sócio-econômica. Também tem-se como objetivo o estudo da trajetória deste grupo familiar que se manteve durante trinta anos no mercado e se transformou num forte grupo empresarial. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em revisão bibliográfica dos temas pertinentes, pela história oral e pelo acervo documental desta empresa. Nesta busca, tendo sido delimitado o período de 1930 a 1967, prioriza-se a análise dos elementos componentes da comunicação visual que construíram a marca Ipiranga. O foco se estabelece na medida em que se observa o grau de relevância que é colocado na projeção de uma empresa através da sua imagem.pt_BR
dc.description.abstractThe current search aims at understanding the development and strengthening of the institutional image of this entrepreneurial group which has started their activities in Rio Grande (RS) in the 1930s, through a case study of Ipiranga Refinery. The goal of this paper is the analysis on how the private, national, familiar company was built and the way found to face difficulties, in front of the sequence of governments and periods of socio-economical instability. Also there is the goal of the study of the trajectory of this familiar group that remained in the market during thirty years and has become a strong group. The methodology used in this survey consists in a bibliographic revision of the related subject, through the oral history and documental collection of this company. In this search, it has been focused the period between 1930 and 1967, giving priority to the analysis of the composing elements of visual communication that built the brand Ipiranga. The focus is established as far as the degree of relevance is observed in the projection of a company through its image.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEMPRESAS - BRASILpt_BR
dc.subjectEMPRESAS PRIVADASpt_BR
dc.subjectEMPRESÁRIOS - BRASILpt_BR
dc.subjectEMPRESAS PETRÓLEO IPIRANGA - HISTORIApt_BR
dc.subjectMARCAS INDUSTRIAISpt_BR
dc.titleIpiranga: a trajetória de uma refinaria em Rio Grande (RS) rumo à consolidação de um grupo empresarial (1930-1967)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000406829-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,31 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.