Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4131
Tipo: masterThesis
Título: Dummy subject na aquisição da língua estrangeira por nativos brasileiros
Autor(es): Wendler, Mary Stela Freitas
Orientador: Ibaños, Ana Maria Tramunt
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: LINGUÍSTICA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
GRAMÁTICA GERATIVA
Resumen: Esse estudo teve por objetivo analisar a utilização do Dummy Subject (sujeito nulo) nas construções de falantes nativos do Português aprendendo Inglês como língua estrangeira. Para isso, foram estudados aspectos lingüísticos à luz da Teoria Gerativista de Noam Chomsky (1981). Esses aspectos serviram de subsídios para a análise de dados fornecidos por alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de Porto Alegre. Discutiu-se a ausência do Dummy Subject, bem como a confirmação das hipóteses levantadas para esse problema através do resultado dessa pesquisa. Conclui-se, portanto, que a ausência do Dummy Subject na função de sujeito se dá devido à transferência da língua materna no processo de aprendizagem da segunda língua, bem como à falta de contato extracurricular com a língua Inglesa.
The aim of this study was to analyze the use of the Dummy Subject in the sentence constructions of Portuguese native speakers learning English as second language. In order to achieve this objective, linguistic aspects were studied under the Generative Theory proposed by Noam Chomsky (1981). These aspects served as subsidies to analyze the data given by the high school 7th and 8th grade students of a private school in Porto Alegre. The absence of the dummy subject was discussed as well as the confirmation of the hypotheses for this problem through the result of this study. The statistical analysis of the data allowed us to conclude that the dummy subject absence is due to the transfer of the native language in second language learning process and also to the lack of contact with the English language outside school as well.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4131
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000400707-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo513,15 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.