Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4148
Tipo: doctoralThesis
Título: A poesia infantil de Sérgio Capparelli: um caminho para a infância
Autor(es): Klauck, Ana Paula
Orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
CAPPARELLI, SÉRGIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumen: Sérgio Capparelli é um poeta cuja trajetória se estende por três décadas: iniciou em 1983, e teve seu mais recente exemplar publicado em 2010. Este trabalho analisa a obra poética infantil do autor através do estudo sobre como sua poesia se comunica com a infância. São analisados as características e os recursos que constituem os textos, observando-se sua incidência e recorrência, e a forma como se comunicam com o leitor infantil. A fim de se entender a composição dos poemas e como eles se comunicam com a infância, teorias sobre a criança, o gênero poético e a construção do leitor conduzem a análise. O modo como a poesia do autor se compõe, quais características e elementos específicos que seus textos utilizam e como eles são compostos para se comunicarem com a infância são as questões que guiam esse trabalho. Os resultados mostram que há mudanças na utilização dos recursos poéticos em cada década, e que as obras do autor se apresentam de diferentes formas em sua relação com o leitor, acompanhando as transformações relacionadas à infância e à produção cultural a ela destinada.
Sergio Capparelli is a Brazilian poet whose work has followed three decades; it began in 1983, when he published his first book and goes up to 2010, when the author released his most recent piece. This paper intends to analyze the author’s poetry for children, by studying how it communicates with childhood. Characteristics and resources that build up the texts are observed, leading to the analysis of the way they talk to the young reader. In order to understand the composition of the poems and the way they communicate with childhood, theories about children, poetry and the construction of the reader in the text are referred in the analysis. The way the author’s poetry is composed, which specific characteristics and elements the texts employ and how they are built and organized so that they may communicate with childhood are matters that guide this study. The results show that there are differences in the usage of poetical resources as decades go by; thus, the author’s works are guided in different ways towards the reader, following changes in childhood and the cultural production that addresses this age.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4148
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000448383-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,59 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.