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dc.contributor.advisorStein, Lilian Milnitskyen_US
dc.contributor.authorFeix, Leandro da Fonteen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:07:29Z-
dc.date.available2013-08-07T19:07:29Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4762-
dc.description.abstractA presente dissertação possui duas seções: uma teórica e outra empírica, que versam sobre emoção e memória em crianças. A primeira secção, a teórica, é apresentada sob forma de um capítulo de livro, realizando uma revisão crítica dos estudos experimentais em crianças sobre falsas memórias, suscetibilidade da criança à falsa informação e o efeito da emoção negativa na memória, visando discutir as implicações forenses. A secção empírica foi elaborada nos moldes de um artigo, onde são apresentados dois estudos que produzem a dissociação dos traços mnemônicos. Em ambos os estudos a emoção foi manipulada através de histórias infantis com conteúdos negativos e neutros. No primeiro estudo foi manipulado o intervalo de tempo entre a aquisição da informação e o teste de memória. No segundo estudo foi avaliado o efeito da emoção negativa na memória em duas diferentes etapas do desenvolvimento infantil. Os resultados obtidos nos dois experimentos indicam que a emoção negativa aumenta o processamento da memória de essência, prejudicando a acurácia da memória das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis presents two sections about the effect of emotion on children memories. The first section is theoretical and the second is empirical. The theoretical section is presented in the form of a book chapter, which was conducted a critical review of experimental studies on eyewitness psychology. In this section we focus on review about false memories in children, the child's susceptibility to false information and the effect of negative emotion in memory, aiming to discuss the legal implications. The empirical section was drafted in the form of an article, which are presented two experiments that produce the dissociation of memory traces. In both experiments the emotion was manipulated through children's stories with negative and neutral content. In the first experiment the interval of testing was manipulated. In the second negative stimuli were manipulated in two age groups (7-year-olds and 11-year-olds). The results in both experiments suggested that negative stimuli increase gist processing, decreasing the accuracy of children memories.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectTESTEMUNHOS (PSICOLOGIA)pt_BR
dc.subjectMEMÓRIA - CRIANÇASpt_BR
dc.subjectEMOÇÕESpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.titleEfeito da emoção na memória de criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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