Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/5021
Type: doctoralThesis
Title: As narrativas das gotas d'água pós-modernas: Sex and the City e o fantasma do amor romântico
Author(s): Bruschi, Michel Euclides
Advisor: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2009
Keywords: PSICOLOGIA
COMUNICAÇÃO DE MASSA
SÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PÓS-MODERNIDADE
ROMANCE - ASPECTOS SOCIAIS
NARRATIVA
Abstract: Este estudo versa sobre a incredulidade diante das metanarrativas e a produção de micronarrativas na sociedade pós-moderna. Esta questão é problematizada a partir da virada narrativa, que no início dos anos 80, passou a considerar o conhecimento humano não mais como uma metanarrativa com uma perspectiva da realidade coerente e universal, mas sim uma pluralidade de micronarrativas, locais e pessoais, que estão sempre numa construção social e psicológica. Entretanto, busca-se compreender de que maneira características das metanarrativas continuam aparecendo nas micronarrativas pós-modernas. Para isto, procede-se a análise de cinco episódios do seriado Sex and the city, selecionados por apresentarem características da metanarrativa do amor romântico nas suas histórias. O objetivo é investigar as micronarrativas produzidas pela personagem principal do programa, Carrie, a partir de seus conflitos com a metanarrativa do amor romântico, focando em como ela se relaciona, através de seus offs, com o romantismo, mantendo-o, rompendo-o e as conseqüências de suas ações. Para esta discussão, este trabalho utiliza a perspectiva do Construcionismo Social, como exposto por Íñiguez, juntamente com as visões sobre narrativa situadas após a virada narrativa, com ênfase nos autores Brockmeier, Harré e Bruner e a metodologia de análise da estrutura narrativa de Turner, com a articulação entre os conceitos de self transacional, de Bruner, e off, de Doane. A partir de reflexões sobre a não crença do amor romântico como metanarrativa e o aparecimento de algumas de suas características nas micronarrativas construídas por Carrie, mostra-se nesta tese que apesar das micronarrativas pós-modernas não serem uma verdade eterna e universal, apresentam pontos em comum com as metanarrativas.Mesmo numa época de incredulidade diante das metanarrativas, elas conseguiram sobreviver num mundo fragmentado e de micronarrativas e, muitas vezes, surgem mais fortes do que nunca. Num último momento, subverte-se a própria pesquisa numa tentativa de pensar o que virá nos trabalhos sobre produções audiovisuais estudadas na perspectiva da virada narrativa e suas escritas.
This study is about incredulity in relation to meta-narratives and the production of micro-narratives in post-modern society. This issue has been problematized from the narrative turn, which in the early 80’s stopped considering human knowledge as a meta-narrative with a coherent, universal perspective of reality, to regard it as a plurality of local, personal micro-narratives that are constantly being socially and psychologically constructed. This study is an attempt to understand how characteristics of meta-narratives are still found in post-modern micro-narratives. In order to do so, five episodes of the TV series Sex and the City were analyzed. These episodes were selected because they show characteristics of meta-narrative of romantic love in their plots. The aim was to investigate micronarratives produced by the main character, Carrie, from her conflicts with the meta-narrative of romantic love, focusing on the way she relates with romanticism, keeping it, breaking it through her offs, and the consequences of her actions. For this discussion, this work used the perspective of Social Constructivism, as shown by Íñigues, along with post narrative turn perspectives about narrative, with an emphasis on authors such as Brockmeier, Harré and Bruner, and the analysis methodology of narrative structure according to Turner, in articulation with concepts of transactional self, by Bruner, and off, by Doane. From the reflections on the non-belief of romantic love as meta-narrative and the emergence of some of its characteristics in the micro-narratives constructed by Carrie, this thesis shows that, despite post-modern narratives are not an eternal, universal truth, they have some aspects in common with meta-narratives. Even in times of incredulity as to meta-narratives, they have managed to survive in a fragmented world of micro-narratives and have often emerged stronger than ever.Finally, the very research subverts itself in an attempt to think about what will emerge from works about audiovisual productions studied from the perspective of the narrative turn and its writings.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5021
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