Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5650
Tipo: masterThesis
Título: Análise do desempenho ambiental do GNV como combustível para a coleta de resíduos sólidos urbanos
Autor(es): Abreu, Cristiane Soares de
Orientador: Seferin, Marcus
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: ENGENHARIA DE MATERIAIS
IMPACTO AMBIENTAL
GÁS NATURAL VEICULAR
POLUIÇÃO DO AR
Resumen: Devido às crescentes preocupações com os problemas ambientais causados pelo uso de combustíveis pesados, é cada vez maior o incentivo aos combustíveis limpos, principalmente no setor de transportes. Nesse trabalho, foram monitoradas as emissões de um caminhão de coleta de lixo em rota na cidade de Porto Alegre abastecido com GNV e biogás. Um caminhão da base de dados ELCD® movido a diesel foi utilizado para comparação desse combustível. A metodologia da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) foi utilizada para avaliar os impactos ambientais do GNV e do biogás na fase de uso nesse veículo. Para a maior parte das situações analisadas para o GNV, o potencial de aquecimento global foi de aproximadamente 10 kg CO2-Eq. /km rodado, os potenciais de acidificação e eutrofização terrestre foram de 0,5 e 0,04 m²/km rodado, respectivamente. O caminhão da base de dados movido a diesel teve menor potencial de aquecimento global e acidificação e maior potencial de eutrofização terrestre, quando comparado ao GNV; e melhor desempenho em todas as categorias frente ao biogás. O estudo possibilitou identificar os principais responsáveis pelos impactos, e observar o perfil das emissões em diferentes condições de tráfego.
Due to the growing concerns with the environmental problems caused by the use of heavy fuel oil, is increasingly the incentive to clean fuels, mainly in the field of transport. In this study, emissions of a truck of garbage collection in route in the city of Porto Alegre fuelled with CNG and biogas were monitored. A truck from the ELCD® database moved by diesel was used for comparison of this fuel. Life Cycle Assessment (LCA) methodology was used to assess the environmental impacts of CNG and biogas in phase of use in this vehicle. For the majority analyzed situations for the CNG, the global warming potential was approximately 10 kg CO2-Eq. /km rotated, the acidification potential and terrestrial eutrophication were 0. 5 and 0. 04 m² /km rotated, respectively. The database truck moved by diesel had less potential for global warming and acidification and greater potential for eutrophication terrestrial, when compared to CNG; and better performance in all categories front to biogas. The study enabled to identify the main responsible for impacts, and observe the emissions profile in different traffic conditions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5650
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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