Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6845
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dc.contributor.advisorAmodeo, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.authorPossapp, Yuri Torrespt_BR
dc.date.accessioned2014-10-04T02:00:53Z-
dc.date.available2014-10-04T02:00:53Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6845-
dc.description.abstractO trágico e o pathos são elementos recorrentes na literatura universal, surgindo quase sempre em contraponto a um eventual racionalismo pretensamente totalizante, revelando a relativa impotência do homem em relação à realidade complexa que o cerca. Rubem Fonseca, respeitado autor brasileiro, demonstra uma grande sensibilidade artística em relação sua contemporaneidade, a saber, o mundo pós-guerra. Em um novo contexto de saturação genérica e de niilismo sistêmico, em que a axiologia se mostra inoperante, a catarse já não se mostra possível, nem viável. Em virtude da aparentemente inevitável perplexidade que assombra o cidadão desse novo tempo, estéril quanto a perspectivas teleológicas, a tragédia, além de perder sua essência original (descrita por Aristóteles), parece flertar com a própria comédia, apontando para o “ridículo” que se imbrica com o sofrimento. A presente dissertação propõe analisar como esse escritor expõe o patético e o trágico dentro no romance Bufo & Spallanzani, de 1985, considerando as mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais do mundo que emerge após a Segunda Guerra Mundial.pt_BR
dc.description.abstractThe tragic and pathos are recurring elements in universal literature, appearing often in counterpoint to a possible rationalism allegedly totalizing, revealing the relative powerlessness of man in relation to the complex reality that surrounds. Ruben Fonseca, respected Brazilian author shows great artistic sensitivity over its contemporary context, namely the post-war world. In the context of a new Generic saturation and systemic nihilism, where axiology is dead, catharsis is no longer possible nor feasible. Due to the seemingly inevitable perplexity that haunts the citizens of this new time, sterile regarding the teleological perspective, tragedy, besides losing its original essence (described by Aristotle), seems to flirt with the comedy itself, pointing to the "ridiculous" that overlaps with the suffering. This dissertation aims to analyze the way that mentioned writer exposes the pathetic and the tragic in his novel Bufo & Spallanzani, first published in 1985, considering the social, political, economic and cultural changes in the world that emerged after the Second World Waren_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectFONSECA, RUBEM - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.titleEm suma, somos patéticos: “Bufo & Spallanzani”, de Rubem Fonsecapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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