Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8325
Tipo: doctoralThesis
Título: As mediações no Bumba Meu Boi do Maranhão: uma proposta metodológica de estudo das culturas populares
Autor(es): Cardoso, Letícia Conceição Martins
Orientador: Carvalho, Cristiane Mafacioli
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: BUMBA-MEU-BOI - FOLCLORE
CULTURA - MARANHÃO
CULTURA POPULAR
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Ese estudio constituye una propuesta metodológica, basada en la teoría de las mediaciones de Martín-Barbero, que busca comprender el proceso productivo de la manifestación cultural popular Bumba meu boi en Maranhão. Con un enfoque etnográfico, se ha estudiado el caso específico de Bumba meu boi de Maracanã, grupo de saberes tradicionales, que agrupa comunidades de las periferias y zonas rurales de São Luís, con el fin de identificar y entender su proceso de comunicación, desde la producción hasta el consumo. También se ha realizado entrevistas con los sujetos considerados centrales en la ejecución de esa práctica cultural y pesquisa bibliográfica. Por lo tanto, se ha elaborado un protocolo de análisis para estudiar la cultura popular, desde el mapa de mediaciones (MARTÍN-BARBERO, 2008), el análisis se centra en las interacciones y las representaciones de los jugadores que componen la producción de el Bumba meu boi. Así, el estudio abarca la institucionalización del Bumba meu boi como una matriz cultural en la construcción de una identidad maranhense; las lógicas de producción, que ocupan, durante todo el año, la vida de los componentes del Boi de Maracanã, cuya sociabilidad es basada en sistemas de “herencia”,"familiaridad" y “compromiso”; los formatos industriales, que, configurados por la mediación de la tecnicidad, materializan identidades del Boi en las toadas, en los discos y en las presentaciones; y, por fin, el consumo de eses productos culturales, que es mediado por ritualidad y marcado por la participación de la gente en los rituales de la fiesta. spa
O estudo constitui uma proposta metodológica, baseada na teoria das mediações de Martín-Barbero, que busca compreender o processo produtivo da manifestação cultural popular do Bumba meu boi no Maranhão. Com uma abordagem etnográfica, foi estudado o caso específico do Bumba meu boi de Maracanã, grupo de saberes tradicionais, que reúne comunidades das periferias e zonas rurais de São Luís, com o objetivo de identificar e entender o seu processo comunicativo, da produção ao consumo. Também foram realizadas entrevistas com sujeitos considerados centrais na execução dessa prática cultural e pesquisa bibliográfica. Desse modo, foi traçado um protocolo analítico para estudar as culturas populares, a partir do mapa das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2008), concentrando a análise nas interações e representações dos brincantes que configuram a produção desse grupo de Bumba meu boi. A investigação identificou, assim, a institucionalização do Bumba meu boi como uma matriz cultural na construção de uma identidade maranhense; as lógicas de produção, que ocupam, durante todo o ano, a vida dos integrantes do Boi de Maracanã, cuja socialidade é baseada em sistemas de "hereditariedade","familiaridade" e "compromisso"; os formatos industriais, que, configurados pela mediação da tecnicidade, materializam identidades do Boi nas toadas, nos discos e nas apresentações; e, finalmente, o consumo desses produtos culturais, que é mediado pela ritualidade e marcado pela participação dos sujeitos nos rituais da festa.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8325
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000478749-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo9,18 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.