Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/8570
Tipo: masterThesis
Título: A gamification framework as a collaboration motivator for software development teams
Autor(es): Castro, Flávio Steffens de
Orientador: Marczak, Sabrina dos Santos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: ENGENHARIA DE SOFTWARE
FRAMEWORK
INFORMÁTICA
Resumen: Gamification é o uso de elementos de jogos em contextos além de jogos para motivar pessoas a atingirem seus objetivos. Seu uso tem se tornado popular nas empresas de desenvolvimento de software devido a este tipo de trabalho ser baseado em atividades cognitivas e intelectuais. Esta dissertação apresenta um framework que identifica problemas comuns de colaboração em equipes de desenvolvimento de software e como podemos aplicar elementos de jogos para mitigá-los, agindo como catalizador de mudança de comportamentos. O framework foi definido baseado em uma revisão de literatura e em um estudo de campo com profissionais de desenvolvimento de software e gamification. Na avaliação preliminar realizada com especialistas, foram encontradas evidências da aplicabilidade desde framework como um motivador para incentivar a colaboração em equipes de software. Este framework pode ser usado por gerentes e líderes para promover mudanças de comportamentos em equipes, pesquisadores para aprofundar os conhecimentos nos tópicos de gamification e colaboração, e designers para desenvolverem práticas de gamification em ferramentas de colaboração de equipes.
Gamification is the use of game elements in non-game context to motivate people to achieve goals. Its use is becoming very popular in software development organizations due to work being based upon human-centric and brain-intensive activity. This research presents a framework that identifies common collaboration issues that affect software development teams and how to apply game elements to mitigate them by jump starting behavior change. The framework is defined based on literature and on a field study with gamification and software development professionals. In its preliminary evaluation with practitioners and specialists, they presented evidences of the applicability of this framework as a motivator to foster collaboration in software teams. The framework can be used by management to promote behavioral change in their industrial teams and by researchers to advance the state of the art in collaboration in the field. Tool designers can also benefit from it by having access to the comprehensive and compiled body of knowledge to inspire them to design new tools or improve current ones to support collaboration in software teams.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8570
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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