Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/9613
Tipo: masterThesis
Título: Análise de desempenho de motor diesel com injeção eletrônica Common Rail alimentado com misturas diesel - biodiesel em dinamômetro de chassis
Autor(es): Podorodeczki, Paulo Ricardo
Orientador: Seferin, Marcus
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: BIODIESEL
MOTORES DIESEL
ENGENHARIA
Resumo: O presente trabalho analisa a performance e o consumo de um motor de ciclo Diesel gerenciado eletronicamente utilizando o sistema Common Rail equipando um veículo utilitário, variando-se o volume de Biodiesel adicionado ao Diesel. Utilizou-se para os ensaios o combustível Diesel S10 adquirido em postos de combustíveis, constituído de 7% de Biodiesel já em sua composição, e adicionando Biodiesel em volume de 5 em 5% até Biodiesel puro (100%). Os ensaios foram realizados em bancada dinamométrica de rolos, a fim de obter e analisar dados de torque, potência e consumo específico, a fim de obter dados para posterior análise e realizar comparações com referencial teórico publicado anteriormente. Os resultados demonstraram que há uma faixa de melhor performance entre 10% e 30% onde há um aumento de performance da ordem de 3% com o menor consumo específico e com o aumento gradativo do percentual de Biodiesel, a performance declina da ordem de 11,8% no torque máximo e 8,2% na potência gerada pelo motor até Biodiesel 100%, sendo esta a que apresentou a pior performance.
The present work analyzes the performance and consumption of an electronically managed diesel cycle engine using the Common Rail system equipping a utility vehicle, varying the volume of Biodiesel added to the diesel. The S10 diesel fuel purchased at gas stations, consisting of 7% of Biodiesel already in its composition, and adding Biodiesel in volume of 5 in 5% up to pure Biodiesel (100%) was used for the tests. The tests were carried out on a roller dynamometer in order to obtain and analyze data of torque, power and specific consumption, in order to obtain data for further analysis and make comparisons with previously published theoretical reference. The results showed that there is a better performance range between 10% and 30% where there is a 3% increase in performance with the lowest specific consumption and with the gradual increase of the percentage of Biodiesel, the performance declines of the order of 11, 8% in the maximum torque and 8.2% in the power generated by the engine to 100% Biodiesel, being this one that presented the worst performance.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9613
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