Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/9929
Tipo: masterThesis
Título: Uma nova velha polícia: análise das polícias estaduais brasileiras a partir das estruturas institucionais historicamente constituídas e das transições políticas decorridas
Autor(es): Sobreiro, Rafael Soccol
Orientador: Silva Filho, José Carlos Moreira da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: POLÍTICA CRIMINAL
JUSTIÇA (DIREITO)
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
DEMOCRACIA
DIREITO
Resumen: Esta dissertação analisa a existência de um legado autoritário no sistema policial brasileiro, tendo como parâmetro a análise das polícias estaduais, especialmente, no que toca a índices oficiais, as do Estado do Rio Grande do Sul. Defende-se a ideia de que a reformulação das corporações policiais, por serem instituições que perpetraram violência durante a ditadura civil militar brasileira (1964-1985), é pilar da Justiça de Transição e medida importante rumo à implementação de um efetivo regime democrático. Para tanto, expõe-se um breve relato histórico da formação do sistema de segurança pública nacional, visando a identificar a forma como se deu a construção do modelo policial pátrio ao longo das transições políticas que cercaram a ditadura militar, procurando identificar os principais resquícios autoritários existentes nas corporações policiais estaduais. Porque se constata a existência de legado autoritário nas instituições de segurança pública, propõe-se a adoção de algumas medidas, com foco a tornar as polícias estaduais corporações com maior aderência constitucional, isto é, mais democráticas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9929
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000482843-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial309,37 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.