Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10007
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLahm, Regis Alexandre
dc.contributor.authorMachado, Celso Pessanha
dc.date.accessioned2017-04-07T12:05:21Z-
dc.date.available2017-04-07T12:05:21Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10007-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a proposição de indicadores que identificam atitudes transdisciplinares, escolhidos por meio de uma revisão bibliográfica realizada a partir da revisão de artigos acadêmicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros e trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Da bibliografia consultada puderam ser apontados onze indicadores, que são apresentados no decorrer da tese. A manifestação desses indicadores na atuação profissional de cinco professores da área de Ciências e Matemática foi verificada por meio de um questionário elaborado para esse fim. Além das perguntas, foram realizadas observações para confirmar a presença dos indicadores apontados nas respostas dos entrevistados na sua atuação em aula. Um segundo bloco de perguntas foi produzido para verificar a relação entre a presença dos indicadores e a satisfação profissional e pessoal dos entrevistados. As respostas foram analisadas por meio do uso da Interpretação Essencial Sintética, uma abordagem fenomenológica e hermenêutica que busca a compreensão dos fenômenos envolvidos. Os resultados sugerem que há uma relação forte entre a ocorrência dos indicadores de transdisciplinaridade com a satisfação em ser professor e viver em nossa sociedade. Não foi possível esclarecer uma questão que surgiu durante a investigação, depois de os objetivos e instrumentos terem sido estabelecidos, sobre se a satisfação profissional e pessoal é decorrência das atitudes transdisciplinares, ou o contrário. Apesar disso, as atitudes transdisciplinares parecem constituir uma forma mais receptiva de transitar pelo mundo pessoal e profissional, e parece inevitável que isso se reflita positivamente na ação educativa.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents the proposal of indicators that identify transdisciplinary attitudes, chosen through a literature review from the review of academic articles, doctoral theses, dissertations, books and papers presented at conferences and seminars. The bibliography could be singled out eleven indicators, which are presented during the thesis. The manifestation of these indicators in professional activities five teachers in the field of Science and Mathematics was verified by a questionnaire prepared for this purpose. In addition to the questions, observations were performed to confirm the presence of the indicators presented in the answers of respondents in their class in acting. A second block of questions was produced to verify the relationship between the presence of indicators and personal and professional satisfaction of respondents. The answers were analyzed through the use of Interpretation Essential Synthetic, a phenomenological and hermeneutical approach that seeks to understand the phenomena involved. The results suggest that there is a strong relationship between the occurrence of transdisciplinary indicators with satisfaction in being a teacher and live in our society. It was not possible to clarify an issue that arose during the investigation, after the objectives and instruments have been established on the personal and professional satisfaction is a result of disciplinary actions or otherwise. Nevertheless, the transdisciplinary attitudes appear to be a more responsive form of transit through the personal and professional world, and it seems inevitable that it will be reflected positively in the educational activity.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleIndicadores de transdisciplinaridade: ensaio da identificação e evidências na narrativa e atuação de professores de ciências e matemáticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000483002-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo730,91 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.