Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vitória, Maria Inês Côrte | |
dc.contributor.author | Guerra, Daniela Caon | |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T12:04:37Z | - |
dc.date.available | 2017-05-19T12:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/10121 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo compreender de que forma as Tecnologias Digitais são utilizadas como elementos apoiadores nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola que se caracteriza por incentivar o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Buscou-se investigar quais os recursos tecnológicos estão sendo selecionados e como eles são utilizados pedagogicamente pelos professores investigados. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotada a abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, na perspectiva de Lüdke e André (2014) e Yin (2001). Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os sujeitos da pesquisa foram os professores do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pertencente à rede pública federal, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estudo mostrou que dentre os recursos tecnológicos mais utilizados em aula figuram o computador, a Internet, o vídeo, a imagem digital, o Datashow, o smartphone e a wiki, seguidos por áudio, blog, jogos, notebook e plataformas digitais. Dentre os recursos menos utilizados estão o software educativo, fórum de discussão e tablet.A pesquisa evidenciou, dentre outros aspectos, que estes recursos são usados em diversas situações em aula, dentre elas se destacam: no desenvolvimento dos projetos de investigação; na realização de pesquisas na Internet ou em plataformas de busca; no desenvolvimento de atividades que envolvam o uso de aplicativos para edição de texto, imagem, áudio, vídeo ou criação de apresentações; para o registro de atividades; na gravação e exibição de vídeos; para o compartilhamento de informações, para projetar informações a partir do computador ou artefato similar, em aulas expositivas para trabalhar conteúdo de imagens e filmes. Acredita-se que com o mapeamento realizado por meio desta investigação será possível auxiliar docentes que atuam em contextos escolares semelhantes a integrar as Tecnologias Digitais em suas práticas pedagógicas, além de contribuir para os estudos da área. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to understand how the Digital Technologies are used as supportive elements in the teaching and learning processes of the students of 6th year of Elementary Education in a school that is characterized by encouraging the use of technological resources in the classroom. This research was intended to investigate which technological resources are being selected and how they are used pedagogically by the teachers investigated. For the development of this study the qualitative approach was adopted, through a Case Study from the perspective of Lüdke and André (2014) and Yin (2001). Semi-structured interviews and documentary research were used as instruments for data collection. For the analysis and data interpretation was used the technique of Content Analysis, proposed by Bardin (2009). The research subjects were 6th grade teachers of Elementary Education of a school belonging to the federal public network, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The study showed that among the technological resources most used in class are the computer, the Internet, video, digital image, datashow, smartphone and wiki, followed by audio, blog, games, notebook and digital platforms. Among the least used features are educational software, discussion forum and tablet.The research evidenced, among other aspects, that these resources are used in several situations in class, among them are: in the development of research projects; conducting research on the Internet or on search platforms; in the development of activities that involve the use of applications for editing text, image, audio, video or creation of presentations; for recording activities, recording and displaying videos; to share information, to display information from the computer or similar artifact, in lectures to work on content of images, films, among others. It is believed that with the mapping carried out through this investigation it will be possible to assist teachers who work in school with similar contexts to integrating Digital Technologies in their pedagogical practices, besides contributing to the studies of the area. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.subject | TECNOLOGIA DIGITAL - ASPECTOS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas apoiadas por tecnologias digitais: um estudo de caso no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|