Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hohlfeldt, Antônio | |
dc.contributor.author | Paludo, Ticiano Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2017-05-20T12:05:18Z | - |
dc.date.available | 2017-05-20T12:05:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/10126 | - |
dc.description.abstract | A presente tese busca compreender as articulações e tensões existentes nos mitos musicais do século XXI para verificar a possibilidade de traçar-se um paradigma de construção mítica pós anos 2000 que dê conta da pluralidade de propostas, plataformas e linguagens contemporâneas. Para isso, apresenta metodologia própria de análise do que chama de artista total. O recorte ilustrativo se dá através de videoclipes dos artistas David Bowie, Kiss e Lady Gaga, sendo esta última uma expoente do referido artista total, e David Bowie, o fundador do modelo. Os videoclipes são pensados como óperas encapsuladas e vetores de construção mítico-espetacular, desde que obedeçam a certos critérios que são explanados durante a pesquisa. Ao final, a tese apresenta o conceito de adversong que compreende a união entre música e publicidade, ápice do artista total da década de 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to study the articulations and tensions that exist in the 21st century musical myths, and will verify the possibility of tracing a 2000’s mythic construction paradigm to understand the plurality of proposals, platforms and contemporary languages. For this, it presents its own analysis method to think about the total artist concept. An illustrative cut occurs through David Bowie, Kiss and Lady Gaga’s music videos. Bowie will be presented as one of the very first total artists in pop culture, fowward by Kiss, and Gaga. Music videos will be presented as encapsulated operas. In the end, the thesis discuss the adversongs, an union between music, and advertising, apex of the total artist of the 2010 decade. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | MITOS - ASPECTOS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | MÚSICA | pt_BR |
dc.subject | PUBLICIDADE | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.title | Da mitologia ancestral à mitologia musical: reflexos do espetacular e do hiperespetacular em videoclipes de David Bowie, Kiss e Lady Gaga | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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