Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10287
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dc.contributor.advisorTonin, Juliana
dc.contributor.authorSevero, Mariana Leoratto
dc.date.accessioned2017-06-07T12:05:03Z-
dc.date.available2017-06-07T12:05:03Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10287-
dc.description.abstractNo presente trabalho objetiva-se refletir sobre narrativas da felicidade femininas no aplicativo Instagram. O objeto de estudo são as fotografias postadas por mulheres no aplicativo. Entende-se que os modos de expressão contemporâneos transbordam ideais de felicidade, tendo as mulheres como protagonistas. A pesquisa é fundamentada, principalmente, pelo aporte de McMahon (2006) e Birman (2010) acerca da felicidade; Berger; Luckmann (1966) e Schutz (2008) sobre narrativas e vida cotidiana; Lipovetsky (1997) e Ahmed (2010) sobre mulheres e Maffesoli (2010) com o método de sociologia compreensiva. A base teórica é permeada pela ideia da performance. Nesta pesquisa, foram desveladas cinco ultrageneralizações que surgiram da coleta de 250 fotografias a partir das principais hashtags do aplicativo Instagram: sobre a labuta de ser quem se é; sobre aceitar, aproveitar e viver os momentos; sobre a sensualidade e a autoestima; sobre o amor, a afetividade e o estar junto e sobre a apreciação do que é belo. A partir disso, aspectos como individualidade, autenticidade, o presente, o momento, o hedonismo, o empoderamento, o sentimento, a comunhão e a estetização da experiência foram norteadores para a compreensão da construção das narrativas da felicidade.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to reflect on feminine happiness narratives in the Instagram application. The object of study is the photographs posted by women in the app. It is understood that contemporary modes of expression overflows ideals of happiness, with women as protagonists. The research is based, mainly, by the contribution of McMahon (2006) and Birman (2010) on happiness; Berger, Luckmann (1966) and Schutz (2008) on narratives and everyday life; Lipovetsky (1997) and Ahmed (2010) on women and Maffesoli (2010) with the method of comprehensive sociology. The theoretical basis is permeated by the idea of performance. In this research, it were revealed five ultrageneralizations that emerged from 250 photographs collected by utilizing the main hashtags of the Instagram app: About the toil of being who you are; About accepting, enjoying and living the moments; About sensuality and self-esteem; About love, affection and being together and about the appreciation of what is beautiful. From this, aspects such as individuality, authenticity, present, moment, hedonism, empowerment, feeling, communion and aestheticization of experience were guides to the understanding of the construction of happiness narratives.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIApt_BR
dc.subjectMULHERESpt_BR
dc.subjectFELICIDADEpt_BR
dc.subjectMÍDIA SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleLeia-me como uma história: mulheres e a construção de narrativas da felicidade no Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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