Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10289
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costa
dc.contributor.authorSá, Evandro Duarte de
dc.date.accessioned2017-06-07T12:05:13Z-
dc.date.available2017-06-07T12:05:13Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10289-
dc.description.abstractA presente tese considera a relevância do ensino superior brasileiro no processo de agregar significativamente conhecimentos necessários às formações geral e cidadã de profissionais pedagogos, conforme encaminha a legislação brasileira para todas as áreas do saber acadêmico. A educação superior constitui-se em uma importante via para o aperfeiçoamento da construção da cidadania, sendo o componente de formação geral contemplado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em seus componentes curriculares um importante vetor para o desenvolvimento da formação cidadã. O objetivo do presente trabalho foi compreender aspectos relacionados à formação geral e cidadã de pedagogos da cidade do Recife-PE. Esta pesquisa pautou-se em princípios metodológicos da abordagem quali-quantitativa, com enfoque exploratório. Dessa forma, optou-se em conhecer a percepção de coordenadores de cursos de Pedagogia, bem como a performance de estudantes desse mesmo curso em provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pelo fato dessa ciência possuir a educação e o processo de ensino como objetos de estudo e o Enade, por sua vez, avaliar extensivamente a formação cidadã de profissionais de nível superior através do seu componente de formação geral.A questão de pesquisa da presente tese considera a relevância do ensino superior brasileiro no processo de agregar significativamente conhecimentos necessários à formação geral e cidadã de profissionais pedagogos. Na análise estatística considerou-se um intervalo de 95% (P ≤ 0,05) de confiança. Verificou-se, através da aplicação de entrevista semiestruturada, que os coordenadores de cursos reconhecem que o Enade tem estimulado as IES a investirem na formação docente. Por outro lado, constatou-se por meio da coleta de percepções com coordenadores de cursos de Pedagogia que, nas IES, há mais ênfase na formação específica, em detrimento da formação geral e cidadã, fato esse corroborado por meio da análise de resultados obtidos por estudantes ingressantes e concluintes do curso de Pedagogia no componente de formação geral e no componente de formação específica aplicados ao Enade dos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Nesse sentido, recomendam-se outras pesquisas, uma vez que a educação para a cidadania é uma importante ferramenta para se construir possibilidades no campo de atuação de outras ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis considers the relevance of Brazilian higher education in the process of significantly adding necessary knowledge to general and citizen education of professionals of Education, as forwards Brazilian law for every academic knowledge area. Higher education is important to improve building citizenship, and the general component offered by Higher Education Institutions (HEIs) in their curriculum components is an important vector for developing education to citizenship. The aim of this study was understanding aspects related to general and citizen education of Recife’s-PE Education professionals and students. This research was guided by the methodological principles of the qualitative and quantitative approaches oriented by an exploratory approach. Thus, it was decided to know the perceptions of coordinators of Pedagogy courses, as well as the performance of its students on the National Student Performance Exam (Enade), for Education and the process of teaching being objects of study of this science and for Enade, extensively evaluating the citizen education of high level professionals through its general education component. The research question comprehends the relevance of Brazilian higher education in the process of adding necessary knowledge to general and citizen education of professionals of Education.In the statistical analysis was considered a range of 95% (P ≤ 0.05) confidence. The semi-structured interview revealed that the course coordinators recognize that Enade has stimulated the Higher Education Institutions to invest in teacher training. On the other hand, the perceptions of coordinators of Pedagogy courses indicates that in Recife’s Higher Education Institutions, there is more emphasis on specific training than on general and citizen education. This conclusion was confirmed by the analysis of data obtained by freshmen and graduate students of Education in the general and specific components applied to Enade in 2005, 2008, 2011 and 2014. Therefore, further researches are recommended, since education for citizenship is an important tool for building possibilities in the field of activity of other sciences.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectCIDADANIApt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleFormação geral e cidadã de pedagogos em instituições de ensino superior da cidade do Recife-PEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000483815-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,43 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.