Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10304
Tipo: masterThesis
Título: Construção e evidências de fidedignidade e validade de uma escala de leitura e escrita (ELE) para o rastreio de crianças com dificuldades escolares
Autor(es): Moraes, Ana Bassôa de
Orientador: Buchweitz, Augusto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: DISLEXIA
LEITURA - DIFICULDADES
TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
NEUROCIÊNCIA
MEDICINA
Resumo: Objetivo: Construir e obter evidências de validade e fidedignidade para uma escala de rastreio de leitura e escrita para crianças. Método: 1) levantamento bibliográfico; 2) avaliação da escala por juízes; 3) avaliação dos itens por professores; 4) teste da escala com 95 alunos e testagem destes alunos com leitura e escrita. Análise dos dados: análise fatorial; coeficiente alpha de Cronbach; modelo de Rash, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); correlação de Spearman entre a pontuação da escala e as tarefas de leitura e escrita; coeficiente de estabilidade para o reteste. Resultados: os principais resultados foram (1) elaborou- se uma escala de 16 itens que mensura a frequência da manifestação de 16 sintomas de dificuldades de leitura e escrita; (2) análise fatorial indicou a presença de um fator e altas cargas fatoriais na escala; (3) o coeficiente alpha apontou forte consistência interna (0,968) e a análise da TRI, para este quesito, indicou maior precisão na avaliação de indivíduos com desempenho médio ou baixo; (4) a correlação de Spearman foi moderada para 11 das 16 variáveis externas; (5) a estabilidade temporal apresentou valor de correlação de 0,80. Conclusão: O estudo mostra evidências de validade e fidedignidade da escala, o que a torna uma ferramenta confiável para professores e profissionais envolvidos com pacientes pediátricos e preocupados com questões de linguagem.
Objectives: To develop and collect evidence of validity and reliability for a screening scale for reading and writing skills for children. Methods: 1) review of the literature; 2) evaluation by experts; 3) evaluation by teachers; 4) application of the instrument with 95 students and evaluation of the students with standard reading and writing tests. Data Analysis: We carried out factor analysis, Cronbach alpha r, Rash model, item response theory, Spearman correlation between scale scores and the reading and writing tasks, test-retest reliability coefficient. Results: the main results were (1) development of a 16-item Likert scale for 16 symptoms for reading and writing difficulties; (2) presence of one factor and high factor loads in the factor analysis of the scale; (3) strong internal consistency for the alpha r (0.968), and the item response theory showed greater precision in the evaluation of children with average or low performance; (4) moderate Spearman correlation for 11 of the 16 external variables; (5) temporal stability showed correlation of 0.80. Conclusion: The study shows evidence of validity and reliability for the scale, which indicates the scale is a reliable instrument for teachers and healthcare professionals involved with pediatric patients and interested in investigating language skills.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10304
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