Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10396
Tipo: doctoralThesis
Título: A formação continuada de professores: o design thinking como perspectiva inovadora e colaborativa na educação básica
Autor(es): Spagnolo, Carla
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CRIATIVIDADE (EDUCAÇÃO)
EDUCAÇÃO CONTINUADA
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta tese, intitulada “A formação continuada de professores: O design thinking como perspectiva inovadora e colaborativa na educação básica”, tem como objetivo analisar as contribuições do Design Thinking (DT; metodologias criativas) na formação continuada de professores, no desenvolvimento da colaboração, criatividade e estratégias inovadoras para a qualificação profissional e para o processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de Educação Básica. A metodologia utilizada para este estudo seguiu a perspectiva qualitativa e uma abordagem do tipo observação participante, a partir da problemática a qual envolveu as contribuições das metodologias criativas na formação continuada de professores. Na tentativa de resolver tal inquietude, foram utilizados, para a coleta dos dados, instrumentos como a entrevista semiestruturada, a observação, os mapas e as ferramentas pertencentes às diferentes etapas do DT, bem como o grupo focal. A organização e análise dos dados basearam-se nos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011), da qual emergiram duas principais categorias: 1) formação continuada de professores: realidades e percepções; e 2) metodologias criativas: as contribuições do Design Thinking para a formação continuada de professores. O referencial que subsidiou teoricamente esta pesquisa foi construído com base na temática investigada, em constante diálogo entre os autores, teorias e experiências pessoais da pesquisadora. Dentre os distintos autores utilizados, destacam-se: Zeichner (1993), Nóvoa (1997, 2014), Diaz (1994), Day (2005), Tardif (2013), Hernández-Hernández (2014), Brown (2010), Berbel (2012), Demo (2005), Colom (2004), Maturana (1998), Moraes (1997), Morin (2000), Nitzsche (2012), Robinson (2012), Torre (2003, 2005) e Vygotsky (1993, 2014).Os resultados indicaram contribuições em âmbitos conceituais, procedimentais e atitudinais revelados pelos professores participantes. A formação continuada de professores, por intermédio da metodologia criativa do Design Thinking na Educação, contribuiu consideravelmente para proporcionar e potencializar as reflexões e as ações acerca da empatia, da criatividade, da colaboração e de práticas inovadoras no contexto da Educação Básica, assim como para a motivação dos professores mediante as necessidades básicas da autonomia, pertencimento e competência. A relevância deste trabalho consiste na intenção de ampliar visões e abrir caminhos para novas perguntas, dúvidas e reflexões, inspirando, inclusive, outras realidades a desenvolver formações que priorizem a colaboração e o protagonismo dos professores. Tratar dos processos de aprendizagens ultrapassa pensamentos e práticas lineares do desenvolvimento humano.
This thesis, entitled "The Continuing Teacher Education: the Design thinking as an innovative and collaborative perspective in Basic Education" aims to analyze the contributions of creative methodologies - design thinking (DT) in the continuing education of teachers, in the development of collaboration, creativity and innovative strategies for the professional qualification and for the process of teaching and learning in Public Schools of Basic Education. The methodology used for this study followed the qualitative perspective and a participatory observation type approach, based on the problematic that has involved the contributions of creative methodologies in the continuous formation of teachers. In an attempt to solve this concern, we used data collection, procedural instruments such as semistructured interview, observation, maps and tools belonging to the different stages of the DT and the focal group. The organization and analysis of the data were based on the principles of the content analysis of Bardin (2011), from which emerged two main categories: 1) Continuing teacher education: realities and perceptions; 2) Creative methodologies: the contributions of Design Thinking to the teachers continued education. The theoretical framework that supported this research was built based on the researched subject, in constant dialogue between the authors, theories and personal experiences of the researcher. Among the different authors used, we highlight: Zeichner (1993), Nóvoa (1997-2014), Diaz (1994), Day (2005), Tardif (2013), Henández-Hernández (2005), Demo (2005), Colom (2004), Maturna (1998), Moraes (1997), Morin (2000), Nitzsche (2012), Robinson (2012), Torre (2005, 2003), Vygotsky (1993; 2014).The results have indicated contributions in conceptual scopes, procedures and attitudes revealed by participant teachers. Continuing teacher education, through the creative methodology of Design Thinking in Education, has contributed considerably to providing and enhancing reflections and actions on empathy, creativity, collaboration, and innovative practices in the context of Basic Education, as well as Contributes to the motivation of teachers through the basic needs of autonomy, belonging and competence. The relevance of this work is in the intention to expand visions and open paths to new questions, doubts, reflections and perhaps inspire other realities to develop formations that prioritize the teachers’ collaboration and prominent role. Dealing with learning processes goes beyond linear thinking and practice in human development.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10396
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484208-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,27 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.