Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Pricila Kohls dos
dc.contributor.authorMoura, Josiel da Rosa
dc.date.accessioned2017-07-29T12:04:52Z-
dc.date.available2017-07-29T12:04:52Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10398-
dc.description.abstractEsta pesquisa situou-se no campo da formação de professores, entendendo que a pesquisa é parte desse processo, principalmente no que se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Buscou a compreensão de práticas de pesquisa desenvolvidas no TCC do curso de Pedagogia e suas contribuições para a formação de pedagogos-professores. Toma como corpus de investigação os dizeres dos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino Superior a respeito das aprendizagens e das experiências obtidas no TCC. Trata-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa com o uso princípios do estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram gravadas com equipamento de áudio, posteriormente transcritas. Os informantes após concordarem com a sua utilização, conforme Termo de Consentimento Livre e Esclarecido não foram identificados, preservando sua identidade. Para tratar as informações obtidas, foi utilizado a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), da qual foram construídas categorias. Através do auxílio da metodologia da ATD foi desenvolvido o metatexto o qual manteve um diálogo profícuo com alguns teóricos que tratam sobre o tema, do qual emergiram as seguintes categorias: Construção do TCC: articulação teoria e prática, A pesquisa na formação do professor-pedagogo; Sentidos atribuídos a partir da experiência da pesquisa no TCC. Os resultados da pesquisa apontam para concepções divergentes tanto com relação as contribuições na pesquisa para a formação dos futuros professores, como também para a questão do currículo do curso, o qual traz o ensino da pesquisa, e não da pesquisa como fio condutor da aprendizagem em seu princípio educativo.pt_BR
dc.description.abstractThis research was located in the field of teacher training, understanding that research is part of this process, especially with regard to the Course Completion Work (CBT). He sought the understanding of research practices developed in the course of Pedagogy and his contributions to the formation of pedagogues-teachers. It takes as corpus of investigation the words of the academics of the Pedagogy course of a Public Institution of Higher Education regarding the learning and the experiences obtained in the CBT. It is a qualitative approach to research using the principles of case study. Semi-structured interviews were used as instruments of data collection. The interviews were recorded with audio equipment, later transcribed. Informants after agreeing to their use, according to the Free and Informed Consent Term were not identified, preserving their identity. In order to deal with the information obtained, the methodology of Discursive Textual Analysis (ATD) was used, from which categories were constructed. Through the help of the ATD methodology the metatext was developed, which maintained a fruitful dialogue with some theorists who deal with the subject, from which the following categories emerged: Construction of CBT: articulation theory and practice, Research in teacherteacher training ; Senses attributed from the CBT research experience. The results of the research point to divergent conceptions both regarding the contributions in the research for the formation of the future teachers, as well as for the subject of the curriculum of the course, which brings the teaching of the research, and not of the research as the guiding thread of learning in Its educational principle.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleContribuições do TCC para a formação de professores pedagogos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000484258-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,7 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.