Resumen: | A pós-modernidade e a cibercultura transformaram a maneira como os indivíduos se relacionam, não somente entre si, mas também com as mídias. Nesse contexto, a televisão aparece em posição de destaque, seja pela sua recente digitalização ou pelas profundas mudanças, principalmente no que tange a grade de programação. Enquanto alguns autores acreditam que o modelo de broadcasting esteja caminhando para a extinção, a Social TV mostra que, assistir a um programa ao mesmo tempo que os demais, ainda é relevante, visto a conversação sobre os mesmos nas redes sociais. Dessa forma, a presente pesquisa realiza uma análise de sobre as publicações feitas, no Twitter e no Facebook, no Brasil e em Portugal, em torno de três episódios da série Game of Thrones. Tendo como objetivo aprofundar as investigações sobre o conceito de Social TV, parte-se da tese de que tal fenômeno amplifica o laço social, estendendo-o entre os fãs que se ligam a desconhecidos através dos gostos, além da criação de um laço entre os veículos, televisão e redes sociais. The postmodernism and the cyberculture transformed the way individuals relate too, not only among themselves, but also with the media. In this context, TV appears in a prominent position, either by digitalization or by the recent profound changes, especially regarding the program schedule. While some authors believe that the model of broadcasting is moving towards extinction, Social TV has shown that watching a program while the other still relevant, since the conversation about them on social networks. In this way, this research proposes to conduct a content analysis about the publications made on Twitter and Facebook, in Brazil and Portugal, around three episodes of Game of Thrones. With the objective to further the investigation on the concept of Social TV, we starts from the thesis that such a phenomenon amplifies the social bond, extending between the users that connect to unknown through the tastes, and the creation of a bond between vehicles, television and social networks. |