Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10417
Tipo: masterThesis
Título: Compreensão leitora e consciência textual: um estudo sobre uma proposta de atividades para pacientes psiquiátricos internados
Autor(es): Neves, Patricia de Andrade
Orientador: Pereira, Vera Wannmacher
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: PSICOLINGUÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
LINGUÍSTICA
Resumen: O presente estudo está inserido na área de Psicolinguística e visa organizar atividades de leitura com foco na compreensão leitora e na consciência textual, no que se refere à coerência – manutenção e progressão temática, sugeridas a pacientes psiquiátricos internados. São utilizados nessas atividades textos literários (crônicas) de estrutura narrativa dominante. Segundo Seitz (2006), ao se praticar a leitura em ambiente hospitalar a internação torna-se menos dolorosa e agressiva, pois o paciente verbaliza seus problemas e reduz a ansiedade, a monotonia e o medo decorrentes da internação. Para Onocko Campos et al. (2013), textos com sequências narrativas dominantes são vistos como sendo adequados a serem trabalhados com pacientes psiquiátricos internados, por estarem atrelados à noção de temporalidade, que envolve personagens e enredo, ocorrendo dessa forma a verossimilhança. Através do entendimento dos pressupostos teóricos, das percepções dos oficineiros, que atuam no projeto de leitura na ala psiquiátrica, do grupo de profissionais de saúde, que atuam também nesse espaço, dos profissionais da Psicolinguística e das constatações obtidas pelos dados é mostrado o papel, a viabilidade, os novos direcionamentos linguísticos e a boa aceitação das atividades sugeridas na promoção do bem-estar dos pacientes psiquiátricos internados.
This current research is inserted in the area of Psycholinguistics and aimed to organize reading activities, focusing in reading comprehension and textual awareness, in what it refers to coherence – maintenance and thematic progression, suggested to psychiatric inpatients. Literary texts (chronicles) with narrative sequences are used in these activities. Seitz (2006) says that reading in a hospital environment helps to keep the hospital internment less painful and aggressive, because the patient can verbalize his problems, besides it the patient feels less anxiety, monotony and fear that come from internment hospital. According to Onocko Campos et al (2013), narrative sequences texts are showed as appropriate texts to be used in activities with psychiatric inpatients, because on those kinds of texts there are chronological time, characters and plot, these aspects show the textual verisimilitude. Through the understanding of these theories, the perceptions of the applicators, that work on the reading project in the psychiatric ward, the health professionals, which also work in this place, the Psycholinguistics professionals and from the findings obtained by the data it is shown the purpose, the feasibility, the new linguistic directions and the good acceptance of these suggested activities in the promotion of the psychiatric inpatients well-being.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10417
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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