Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10573
Tipo: masterThesis
Título: A construção de "caixas" de marabaixo na comunidade quilombola do Curiaú: uma abordagem etnomatemática
Autor(es): Rodrigues, Quele Daiane Ferreira
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
ETNOMATEMÁTICA
EDUCAÇÃO
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o modo como foram gerados, organizados e difundidos os saberes matemáticos envolvidos na confecção de “caixas” de marabaixo na comunidade quilombola do Curiaú, localizada no Município de Macapá, Estado do Amapá. Com relação ao caráter exploratório desta pesquisa, na qual não se busca dados que podem ser quantificados, assume uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Fundamenta sua base teórica em alguns pressupostos que alicerçaram toda a investigação, sejam eles: cultura; etno; etnia; Etnomatemática. Para o conceito de cultura utilizou-se dos aportes de Tylor (1871), Geertz (1973), Laplantine (2007) e Herskovits (1973). Os conceitos de etno e etnia tiveram como referência as produções de D’Adesky (2001) e Ferreira (2013). A partir das perspectivas de Ferreira (1997, 2013), Knijnik (2012), Barton (2002, 2006) e D’Ambrosio (1989, 1990, 1998, 2002, 2004, 2009) aborda a Etnomatemática, considerando a definição do Programa Etnomatemática dada por D’Ambrosio como o mais fecundo para abordar o tema e o foco desta pesquisa. Para constituição dos dados destinados à análise utilizou-se de entrevistas semiestruturas realizadas com três artesãos pertencentes à comunidade e observações. Como método de análise, foram seguidas as orientações de Moraes e Galiazzi (2011) acerca da Análise Textual Discursiva. Elenca três categorias a priori: Geração de saberes; Organização de saberes; Difusão de saberes. Em relação aos saberes gerados na confecção das “caixas” reconhece que surgiram a partir da preocupação de um participante ativo da comunidade em não permitir que esse saber seja esquecido, saberes esses que não são relacionados ao que é ensinado na escola.A geração desses saberes se dá a partir da observação dos seus antepassados, e da prática a partir dos os ensinamentos ocorridos dentro da comunidade. Verifica na organização desses saberes a necessidade de reorganização daqueles que foram gerados de pai para filho, devido às influências sofridas no meio político, econômico e cultural, e do aprimoramento da matéria-prima para construção das “caixas”. Mostra que a difusão é realizada a partir da realização de oficinas para popularizar o saber, e também da comercialização das “caixas” como forma de subsistência. Embora que os artesãos possuam um baixo grau de escolarização, eles reconhecem a existência de uma matemática na confecção da “caixa”, principalmente relacionada ao processo de venda e orçamento do material a ser utilizado. Contudo, por meio das observações verifica-se que conceitos matemáticos como, por exemplo, cilindro, figuras planas, área, volume e perímetro, estão presentes durante o processo de construção da “caixa”. Finaliza reconhecendo o papel do artesão na preservação da cultura local, sugerindo que tais saberes podem ser tratados na escola.
This study aims to analyze how the mathematical knowledge involved in the making of marabaixo "drums" in the Quilombo community of Curiaú, located in the Municipality of Macapá, Amapá State, was generated, organized and disseminated. Regarding the exploratory nature of this research, in which no data can be sought that can be quantified, it assumes a qualitative ethnographic approach. It bases its theoretical basis on some assumptions that underpinned all research, they are: culture; Ethno; Ethnicity; Ethnomathematics. For the concept of culture the contributions of Tylor (1871), Geertz (1973), Laplantine (2007) and Herskovits (1973) were used. The concepts of ethno and ethnicity had as reference the productions of D'Adesky (2001) and Ferreira (2013). From the perspective of Ferreira (1997, 2013), Knijnik (2012), Barton (2002, 2006) and D'Ambrosio (1989, 1990, 1998, 2002, 2004, 2009) addresses Ethnomathematics, considering the definition of the Ethnomathematics Program given by D'Ambrosio as the most fruitful to address the theme and focus of this research. In order to compose the data for the analysis, we used semi-structured interviews with three artisans belonging to the community and observations. As a method of analysis, Moraes and Galiazzi (2011) guidelines on Discursive Textual Analysis were followed. It lists three a priori categories: Generation of knowledge; Organization of knowledge; Diffusion of knowledge. In relation to the knowledge generated in the making of the "drums", it recognizes that they arose from the concern of an active participant in the community not to allow this knowledge to be forgotten, knowledge that is not related to what is taught in school.The generation of thhis knowledge comes from the observation of their ancestors, and the practice from the teachings occurred within the community. It verifies in the organization of these knowledges the need for reorganization of those that were generated from father to son, due to the influences suffered in the political, economic and cultural environment, and the improvement of the raw material for the construction of the "drums". It shows that the diffusion is carried out from the realization of workshops to popularize the knowledge, and also the commercialization of the "drums" as a way of subsistence. Although artisans have a low level of schooling, they recognize the existence of mathematics in the making of the "drum", mainly related to the sales process and budget of the material to be used. However, by means of the observations it is verified that mathematical concepts such as cylinder, flat figures, area, volume and perimeter are present during the "drum" construction process. It ends by recognizing the role of the artisan in preserving the local culture, suggesting that such knowledge can be treated in school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10573
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