Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10700
Tipo: masterThesis
Título: A contribuição de mecanismos de governança de tecnologia da informação na gestão de terceirizações em uma instituição financeira
Autor(es): Menezes, Leonardo Silva de
Orientador: Luciano, Edimara Mezzomo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: GOVERNANÇA CORPORATIVA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TERCEIRIZAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: O tema de Governança de Tecnologia de Informação (GTI) tem atraído interesse tanto do meio acadêmico, quanto das organizações. Este interesse se deve tanto pela relevância e impacto da Tecnologia da informação (TI) para as empresas e para a sociedade, quanto pela forma como a governança pode justificar e otimizar os investimentos realizados na TI. Como parte destes investimentos vem sendo direcionados a terceirizações de TI e como organizações tem enfrentado uma série de desafios na gestão destes processos, o objetivo deste estudo foi propor um conjunto de mecanismos de governança, os quais sejam relevantes para a processo de terceirização de TI. Para este estudo, considerou-se GTI três grupos de mecanismos segmentados em estrutura, processos e relacionamento. Alem do conjunto de mecanismos, levou-se também em consideração os arquétipos para tomada de decisão de TI propostos por Weill e Ross. Para os mecanismos de GTI, utilizou-se como referência inicial uma lista com 44 mecanismos identificados no trabalho realizado por Wiedenhoft e Klein em 2013. A pesquisa adotou diferentes técnicas na coleta de dados. Na primeira etapa foi realizada uma survey com 88 profissionais de TI que possuem relação com o processo de terceirização de TI, incluindo fornecedores de TI que prestam serviços a organização onde o estudo foi realizado. Na segunda etapa foram realizadas 12 entrevistas com profissionais diretamente envolvidos na pré e pós-contratação de fornecedores de TI. Por fim, foi realizado um grupo focal com a equipe responsável pela Gestão de Fornecedores de TI da organização que constitui o caso dessa pesquisa.Adotado a partir de um referencial teórico, o estudo partiu de uma listagem inicial de 44 mecanismos, os quais após a execução das três fases da pesquisa, resultaram em uma listagem de 23 mecanismos relevantes na gestão do processo de terceirização de TI. Destes 23 mecanismos, 10 mecanismos emergiram ao longo da pesquisa, consistindo em uma contribuição com a evolução da GTI, voltada às relações de terceirização. A lista final de mecanismos foi correlacionada com necessidades de negócio e TI que direcionam este tipo de processo, bem como problemas decorrentes do mesmo, identificados na etapa de entrevistas, demonstrando a contribuição prática da aplicabilidade de tais mecanismos, tornando-se assim relevante na evolução de estudos futuros, bem como na aplicabilidade dos mecanismos pelas organizações que realizam ou venham a realizar terceirizações de TI.
The subject of Information Technology Governance (ITG) has attracted interest from both academia and organizations. This interest is due both to the relevance and impact of Information Technology (IT) for companies and society, as well as to how governance can justify and optimize IT investments. As part of these investments have been directed at IT outsourcing and organizations have faced a series of challenges in the management of these processes, the objective of this study was to propose a set of governance mechanisms, which are relevant for the management of IT outsourcing to organizations involved in outsourcing processes. For this study, ITG was considered a three mechanisms groups organized in structure, processes and relationship. In addition to the set of mechanisms, the archetypes for IT decision-making proposed by Weill and Ross were also considered. For GTI mechanisms, a list with 44 mechanisms identified in the work by Wiedenhoft and Klein in 2013 was used as the initial reference. The research adopted different techniques in data collection. In the first stage, a survey was conducted with 88 IT professionals related to the IT outsourcing process, including IT vendors who provide services to the organization where the study was carried out. In the second stage, 12 interviews were carried out with professionals directly involved in the pre-contract and post-contract of IT vendors.Finally, a focus group was carried out with the team responsible for IT Vendor Management of the organization that constitutes the case of this research. Based on a theoretical framework, the study started with an initial list of 44 mechanisms, which, after executing the three stages of the research, resulted in a list of 23 relevant mechanisms in the management of the IT outsourcing process. Of these 23 mechanisms, 10 mechanisms emerged throughout the research, consisting of a contribution to the evolution of the ITG, focused on outsourcing relationships. The final list of mechanisms was correlated with business and IT needs that guide this type of process, as well as problems arising from it, identified in the interviews stage, demonstrating the practical contribution of the applicability of such mechanisms, thus becoming relevant in the evolution of future studies, as well as the applicability of the mechanisms by organizations that carry out or will carry out the IT outsourcing.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10700
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