Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10709
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStein, Lilian Milnitsky
dc.contributor.authorSartori, Márcia Santos
dc.date.accessioned2017-09-16T12:05:14Z-
dc.date.available2017-09-16T12:05:14Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10709-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é composta por dois estudos que objetivaram a construção de um Sistema de Correção e a busca de evidências de validade do Subteste de Escrita do TDE-II. O primeiro aborda o desenvolvimento do Sistema de Correção ao longo de quatro etapas e a análise de seis juízes especialistas. A primeira etapa compreendeu a análise dos métodos de correção de instrumentos nacionais e internacionais que avaliam a produção escrita. A partir dos resultados dessa análise, na segunda definiram-se os critérios norteadores para a construção da versão preliminar do Sistema de Correção sendo propostas categorias para a classificação em micro e macroestrutura da palavra. Na terceira etapa houve a construção da versão preliminar do Sistema de Correção, com base nos parâmetros da etapa 2. A quarta etapa constituiu a última análise da versão preliminar. Após, originaram-se dois crivos de correção: um para estudantes de 1º a 4º ano (Versão A) e outro para estudantes de 5º a 9º ano (Versão B) além de um manual com orientações aos avaliadores. O segundo estudo testou evidências de validade, do tipo convergente, do Subteste de Escrita. Participaram 160 estudantes de escolas públicas e privadas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Os resultados apontaram que os escores das duas versões apresentaram correlações moderadas e fortes com as tarefas de linguagem oral, leitura e escrita. A dissertação foi concluída tendo como resultado o Sistema de Correção do Subteste de Escrita do TDE-II, bem como a obtenção de evidências de validade convergente do Subteste de Escrita do TDE-II.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is composed of two studies that aimed at the construction of a Correction System and the search for evidence of validity of the Writing Subtest of the TDE-II. The first deals with the development of the Correction System over four stages and the analysis of six expert judges. The first stage included the analysis of the methods of correction of national and international instruments that evaluate the written production. From the results of this analysis, in the second one the guiding criteria were defined for the construction of the preliminary version of the Correction System, being proposed categories for the classification in micro and macro-structure of the word. In the third stage, the preliminary version of the Correction System was constructed, based on the parameters of step 2. The fourth step was the last analysis of the preliminary version. After that, two correction screens were created: one for students from 1st to 4th year (Version A) and another for students from 5th to 9th grade (Version B), as well as a manual with guidelines for the evaluators. The second study tested evidence of validity, of the convergent type, of the Writing Subtest. 160 students from public and private schools in Porto Alegre / RS and metropolitan region participated. The results showed that the scores of the two versions presented moderate and strong correlations with the tasks of oral language, reading and writing. The dissertation was completed resulting in the Correction System of the Writing Subtest of the TDE-II, as well as obtaining evidence of convergent validity of the Writing Subtest of the TDE-II.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTESTES EDUCACIONAISpt_BR
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpt_BR
dc.subjectESCRITApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectPSICOMETRIApt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleTeste de desempenho escolar (TDE-II): validação do subteste de escrita e construção do sistema de correção do subteste de escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000484887-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial383,67 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.