Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Vera Wannmacher | |
dc.contributor.author | Baretta, Danielle | |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T11:01:41Z | - |
dc.date.available | 2017-11-09T11:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/10876 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo investigar, numa perspectiva psicolinguística, o uso da estratégia de predição leitora durante a leitura de uma fábula. Mais especificamente, o interesse foi examinar se existe correlação entre o uso da predição e o nível de consciência textual no uso dessa estratégia. Participaram do estudo 45 alunos com idade entre 10 e 13 anos, de classe média, frequentando o 6º ano do Ensino Fundaental de uma escola pública federal da cidade de Porto Alegre. A tarefa consistia em um questionário em formato segmentado, no qual o texto era apresentado em fichas que continham uma parte da história e perguntas que estimulavam o uso da predição. Para cada pergunta havia uma questão correspondente sobre os aspectos considerados pelo leitor para chegar a cada resposta. As respostas às perguntas de predição foram classificadas em três categorias: categoria I (predições improváveis); categoria II (predições plausíveis, mas incompletas) e categoria III (predições plausíveis e completas). As respostas às perguntas de justificativa, por sua vez, foram classificadas em três níveis de consciência textual: nível (estado subsconsciente); nível II (comportamento epilinguístico) e nível III (comportamento metalinguístico). Os resultados indicam uma correlação linear de 0,7923, relacionando o uso da predição e o nível de consciência textual de forma direta e positiva. Além disso, os dados demonstram que os alunos na faixa etária e escolar analisadas são capazes de realizar predições apropriadas, coerentes com o que foi veiculado no texto e que são capazes de explicitar as bases geradoras de suas predições, indicando as informações intratextuais ou extratextuais utilizadas nas predições. | pt_BR |
dc.description.abstract | | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | PREDIÇÃO (LINGUÍSTICA) | pt_BR |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | pt_BR |
dc.subject | FÁBULAS - CRÍTICA | pt_BR |
dc.subject | PSICOLINGUÍSTICA | pt_BR |
dc.subject | LINGUÍSTICA | pt_BR |
dc.title | Compreensão leitora e consciência textual na predição leitora: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental a partir da leitura de uma fábula | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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