Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10954
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Márcia de Borba
dc.contributor.advisorAmory, Alexandre de Morais
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Damasio
dc.date.accessioned2017-12-07T11:01:43Z-
dc.date.available2017-12-07T11:01:43Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10954-
dc.description.abstractO objetivo geral desse trabalho foi definir e avaliar uma linguagem de programação para comandar robô para estimular as habilidades de orientação e mobilidade (O&M) por pessoas com deficiência visual (DV). Acredita-se que ao utilizar uma linguagem de programação para guiar um robô em um cenário virtual, a pessoa com deficiência visual possa melhor compreender habilidades de O&M. Neste sentido, foi definida a linguagem de programação, que foi denominada GoDonnie, e foi baseada na linguagem Logo. A GoDonnie é executada em um ambiente de programação chamado Donnie, que fornece feedbacks sonoros sobre a execução do robô. Além disso, possui um simulador gráfico 2D com um robô virtual, no qual se pode visualizar a execução dos comandos da linguagem, ou seja, o robô virtual se deslocando no cenário. Esse simulador permite o uso por pessoas com baixa visão, além de servir como recurso para melhor visualizar como a pessoa que é cega está interagindo com o robô no ambiente. A GoDonnie foi avaliada para verificar a sua usabilidade. Foram realizadas avaliações que incluíram pessoas com deficiência visual e professores de programação, sem deficiência visual. Os resultados apontaram que a Go- Donnie auxilia o desenvolvimento de O&M em pessoas com DV e atende ao esperado no que tange ao ambiente de programação.pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this work was to define and evaluate a programming language to command robot to stimulate orientation and mobility (O&M) skills by people with visual impairment (VI). It is believed that by using a programming language to guide a robot in a virtual setting, the person with VI can better understand O&M skills. In this sense, it was defined the programming language, which was called GoDonnie, and was based on the Logo language. A GoDonnie is run in a programming environment called Donnie, which provides soundbacks about running the robot. In addition, it has a 2D graphic simulator with a virtual robot, in which one can visualize the execution of the language commands, that is, the virtual robot sedeslocando in the scenario. This simulator allows the use by people with low vision, as well as serve as a resource to better visualize how the person who is blind is interacting with the robot in the environment. A GoDonnie has been evaluated to verify its usability. Evaluations were carried out which included visually impaired people and teachers of programming, without visual impairment. The results pointed out that GoDonnie supports the development of O&M in people with VI and meets the expectations regarding the programming environment.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃOpt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.subjectROBÓTICApt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.titleGoDonnie: definição e avaliação de uma linguagem de programação para comandar robô por programadores iniciantes com deficiência visualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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