Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1105
Tipo: masterThesis
Título: Alianças estratégicas no setor educacional: um estudo em faculdades particulares
Autor(es): Capellari, Vinicius Gehring
Orientador: Becker, Grace Vieira
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS (ADMINISTRAÇÃO)
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
Resumo: O presente Trabalho foi realizado através do estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa e enfoque exploratório. Teve como objetivos identificar e analisar as alianças estratégicas, caracterizar o processo de formação, descrever como ocorre o processo de gestão das alianças estratégicas em faculdades particulares, O estudo foi realizado em duas faculdades particulares do Rio Grande do Sul. A seleção dos casos se deu pela acessibilidade as mesmas, as faculdades estão localizadas, respectivamente: na cidade de Passo Fundo e na cidade de Santa Cruz do Sul. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade e registros institucionais. Perceberam-se lacunas no processo de formação e gestão das alianças estratégicas, sendo este processo pouco profissionalizado e sem a presença de ferramentas, processos e procedimentos claros. Percebe-se que para a efetivação dessas alianças, se faz necessário não só os acordos, convênios e regulamentos celebrados, mas, principalmente, uma base de gestão em termos de processos, fluxos informacionais e comunicacionais de sustentação que garantam uma real integração entre os parceiros. Por último vale destacar a complexidade desse empreendimento. Ele assume dimensões estratégicas entre agentes de áreas totalmente distintas. O caráter paradigmático do desenvolvimento das alianças, a partir da conjugação de recursos e competências poderá oportunizar novos negócios, na medida em que dão origem ao desenvolvimento de serviços complementares a partir de novos agentes econômicos e sociais que se integram a elas. A grande complexidade está em como definir modelos de formação e gestão, graus de apropriação e controle do conhecimento e resultados econômicos de uma atividade onde os limites do tangível e intangível são bastante indefinidos, como nos casos estudados.
This work was conducted as a multiple modality case study, with a qualitative approach and exploratory emphasis. The intention was to identify and analyze the strategic alliances, characterize the process of training, describe how the process of managing strategic alliances in private colleges occurs. The whole of the research was done in two private colleges of Rio Grande do Sul. The selection of cases was made by accessibility of these colleges, which are located, respectively: in the city of Passo Fundo and in the city of Santa Cruz do Sul. The data was collected through in-depth interviews and institutional records. In the process of training and management of strategic alliances gaps were noted, and this process very little professionalized, without the presence of tools, processes and clear procedures. It is clearly noted that for effecting such alliances, it is necessary not only agreements, covenants and regulations, but mainly a basis for management in terms of processes, flows of communication and informational support to ensure real integration between partners. Finally, it is important to highlight the complexity of this undertaking. It takes on strategic dimensions between agents of completely different areas. The paradigmatic character of the development of alliances, from the pooling of resources and skills can give opportunity to new businesses, while it gives rise to the development of complementary services from new economic and social agents that integrate with them. The vast complexity is how to define models of training and management, degrees of ownership and control of knowledge and economic results of an activity in which the boundaries of the tangible and intangible are quite indefinite, as in the cases studied.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1105
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