Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11074
Tipo: masterThesis
Título: Data Fama: o desempenho dos atletas olímpicos nas redes sociais digitais
Autor(es): Teixeira, Carlos Roberto Gaspar
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: REDES SOCIAIS
ATLETAS - BRASIL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Esta dissertação buscou analisar de que forma a evolução e o desenvolvimento do número de seguidores nos perfis dos atletas olímpicos nas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram, foi influenciada pelas suas participações e desempenhos nos Jogos Rio 2016. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia própria, baseada na teoria fundamentada, tendo como proposta uma análise gráfica e estatística da evolução dos seguidores nas redes sociais de oito atletas olímpicos, divididos entre medalhistas de ouro, prata e bronze, além de não vencedores. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvida uma discussão teórica que permitiu estabelecer algumas inferências, fundamentadas nos dados e em conceitos explorados por outros autores. Ao final de todas as análises, foi possível perceber que a participação e o desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 teve impacto no crescimento de suas redes sociais. Entretanto, foi constatada a existência de outros fatores influentes, além da presença e sucesso nos jogos, como aspectos econômicos, midiáticos, estéticos e até mesmo de estruturação dos sites de redes sociais analisados. O Instagram foi a plataforma que apresentou maior potencial de crescimento, o que reforçou a significância do caráter visual e estético que a prática esportiva denota. Percebeu-se que os Jogos Olímpicos, meios de comunicação de massa, mídias sociais digitais e atletas se relacionam de modo tão peculiar e intenso que podem ser observados e analisados como um sistema único retroalimentado, onde a construção de uma imagem no ambiente digital por parte do atleta, dentro desse contexto, se caracteriza como um ativo importante para o desenvolvimento de sua carreira.
This research has sought to analyze how the evolution and the development of the number of followers in the Olympic athletes’ profiles in the social media Facebook, Twitter and Instagram, was influenced by their participation and performance in Rio 2016. For this purpose, was developed a methodology based on the grounded theory, having as proposal a graphical and statistical analysis of the evolution of the followers in the social media of eight Olympic athletes, divided among gold, silver and bronze medalists, besides not medalists. From the results obtained, was developed a theoretical discussion that has allowed to establish some inferences based on the data and concepts explored by other authors. After all the analyzes it was possible to perceive that the participation and performance of the athletes in Rio 2016 had a significant impact on the growth of their social media. However, it was verified the existence of other influential factors besides the presence and success in the Olympic Games, such as economic, mediatic, aesthetic aspects and even the structure of social media platforms analyzed. Instagram was the platform that presented the greatest growth potential, which reinforced the significance of the visual and aesthetic character that sports practice denotes. It has been realized that the Olympic Games, mass media networks, digital social media and athletes are related in such a peculiar and intense way that they can be observed and analyzed as a unique system, where the construction of an image in the digital environment by every athlete characterizes itself as an important asset for the development of their career.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11074
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