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dc.contributor.advisorLuciano, Edimara Mezzomoen_US
dc.contributor.authorBecker, Carlos Albertoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:33Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:33Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1110-
dc.description.abstractInseridas em um mercado cada vez mais competitivo e global, as empresas buscam estabelecer e manter vantagens competitivas duradouras. A Tecnologia da Informação tem um papel importante nesse contexto, embora existam diferentes teorias para explicar esse fenômeno. Ao longo das últimas décadas, as grandes mudanças ocorridas no cenário de negócios foram acompanhadas por grandes evoluções na TI. As empresas passaram a enfrentar desafios crescentes para alinhar e integrar TI e negócio, tanto para garantir a sustentação do negócio quanto para permitir a sua evolução e inovação pelo uso da TI. Apenas as iniciativas tradicionais de aumento de qualidade e produtividade não garantem a sustentação ou incremento de posições no mercado, levando as empresas a buscar novas soluções nas áreas estratégicas e de pessoas, como é o caso da gestão por competências. Nesse contexto, estudar as competências do Chief Information Officer (CIO) se mostra relevante. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as competências dos gestores seniores de TI (CIOs) sob a perspectiva de gestores de negócio e de TI, de empresas localizadas no Brasil e nos Estados Unidos da América. Nesta pesquisa, as competências individuais dos gestores sênior de TI (CIOs) foram compiladas a partir de oito publicações nacionais e internacionais, uma categorização foi elaborada e refinada através de um focus group envolvendo onze especialistas de mercado e academia.O instrumento foi submetido na forma de uma survey para entidades representativas no Brasil e EUA e obteve-se 194 respostas válidas de gestores de níveis intermediário e superior, de médias e grandes empresas localizadas nos dois países. A abordagem adotada nesta pesquisa é diferenciada por analisar de forma comparativa a opinião dos gestores de negócio e de TI. Com isso, busca-se identificar as diferenças de enfoque e obter uma visão mais voltada para a competência como ação e não apenas como potencial. Os resultados da pesquisa demonstram que as competências propostas no modelo são relevantes e possuem alto grau de disseminação entre os CIOs nos dois países. De uma forma geral, os dados da pesquisa demonstram que a percepção dos gestores de TI quanto às competências dos CIOs é mais elevada do que a percepção dos gestores de negócio. Os dados também demonstram que a percepção sobre as competências dos CIOs é mais elevada entre os respondentes norte-americanos do que entre os brasileiros.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpt_BR
dc.subjectCOMPETÊNCIA (ADMINISTRAÇÃO)pt_BR
dc.titleEstudo sobre as competências dos CIOs: a visão dos gestores no Brasil e nos Estados Unidospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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