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dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.authorPool, Mário Augusto Pires
dc.date.accessioned2018-03-02T12:01:45Z-
dc.date.available2018-03-02T12:01:45Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11116-
dc.description.abstractEsta tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, inserida na linha de pesquisa FOPPE (Formação, Políticas e Práticas em Educação), investigou como os hábitos de lazer dos docentes contribuem para a criação de desafios educacionais criativos, a partir do estudo de professores que criaram RPGs educacionais. A pesquisa focalizou o professor que cria jogos de RPG e associa os conteúdos da sua disciplina às suas práticas pedagógicas ligadas aos desafios que propõe a seus alunos. Buscou-se, também, compreender como as práticas pedagógicas criadas por estes professores são influenciadas pelo fato de eles serem jogadores. Para entender as implicações dos hábitos de lazer no fazer docente, foi necessário verificar como se constituiu a formação desses docentes para que pudessem criar tais práticas. Do referencial teórico utilizado, destacam-se os autores: Bloom, Lévy, Carrano, Morin, Santaella, Amaral, Bergmann e Prensky. Como metodologia de pesquisa, adotou-se abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Como método de análise de dados, adotou-se a Análise Textual Discursiva, sendo os instrumentos de coleta de dados um questionário e uma entrevista.Os sujeitos desta pesquisa foram professores do ensino fundamental e médio que criaram ou adaptaram jogos do tipo RPG para poder trabalhar os conteúdos das suas disciplinas. Como contribuições desta tese, propusemos um guia para organização de práticas pedagógicas utilizando RPG, elementos para reflexão acerca da possibilidade/necessidade de rever o protagonismo docente, usando como elemento articulador/transversal seus hábitos de lazer, buscando contribuir para as discussões relacionadas à formação de professores. E, ampliar, o escopo de uso de jogos, especialmente tipo RPG, como recurso pedagógico nas etapas e formação que vão além dos anos iniciais. Entendemos que o aspecto lúdico e interdisciplinar desta modalidade de jogo se reforça na cibercultura.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, linked to the Graduate Program in Education of the School of Humanities of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, included in the research line FOPPE (Training, Policies and Practices in Education), investigated how the leisure habits of teachers contribute to the creation of creative educational challenges, from the study of teachers who have created educational RPGs. It was investigated how the teacher who creates RPG games associates the contents of his discipline with his pedagogical practices linked to the challenges he proposes to his students. It was also sought to understand how the pedagogical practices created by these teachers are influenced by their being (a) a player. In order to understand the implications of leisure habits in teaching, it was necessary to verify how the formation of these teachers was constituted so that they could create such practices considering the structure of an RPG. Of the theoretical reference used, the following authors stand out: Bloom, Lévy, Carrano, Morin, Santaella, Amaral, Bergmann and Prensky. As a research methodology, a qualitative, case-study approach was adopted. As a method of data analysis, the Discursive Textual Analysis was adopted, the data collection instruments being a questionnaire and an interview.The subjects of this research were primary and secondary school teachers who created or adapted RPG games to be able to work the contents of their disciplines. As contributions of this thesis we propose a guide for the organization of pedagogical practices using RPG, elements for reflection on the possibility / necessity to revise the teaching protagonism, using as an articulating / transversal element its leisure habits, seeking to contribute to the discussions related to the formation of teachers . And, expand the scope of use of games, especially RPG type, as a pedagogical resource in the stages and training that go beyond the initial years. We understand that the playful and interdisciplinary aspect of this modality of play is strengthened in cyberculture.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCRIATIVIDADE (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectJOGOS EDUCATIVOSpt_BR
dc.subjectCIBERCULTURApt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleDesafios educacionais criativos associados às práticas docentes: estudo de caso considerando RPG educacionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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