Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1125
Tipo: masterThesis
Título: Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústria avícola
Autor(es): Cano, Carla da Costa
Orientador: Ferreira, Gabriela Cardozo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIA
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PRODUTOS - DESENVOLVIMENTO
ALIMENTOS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Resumo: No Brasil, um dos setores mais importantes para a economia é a indústria de alimentos, sua produção equivale a aproximadamente 10% do PIB brasileiro. Apesar de seu bom desempenho, a indústria processadora de carnes avícola, no Brasil, ainda encontra muitos desafios a superar. Um destes desafios advém da tendência mundial de "economia de tempo" no preparo de alimentos. O consumidor final, hoje, quer comodidade e praticidade o que, em termos de produtos, se traduz em alimentos prontos e semiprontos, ou seja, com alto grau de processamento. Para atender a estas demandas e conquistar os clientes a inovação torna-se fundamental e, neste caso, traduz-se no desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a análise do processo de desenvolvimento de novos produtos no setor avícola. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de casos múltiplos, o que permitiu um maior detalhamento e a possibilidade de análise comparativa dos resultados. Foram entrevistados ainda especialistas do setor para se obter uma visão externa das empresas a respeito do processo de inovação. Os resultados indicam que as organizações estudadas possuem processos de desenvolvimento de produtos muito semelhantes, sendo as principais etapas o monitoramento e a seleção das idéias, o processamento, o lançamento no mercado e a avaliação do mercado e do produto após o seu lançamento.Ainda foi possível perceber que o fator impulsionador do processo de desenvolvimento de novos produtos mais relevante nas empresas estudadas é a demanda de mercado. Foi possível identificar, ainda, que empresas adotam estratégias diferentes em relação aos produtos quando destinados para o mercado externo e para o mercado interno, diferenças estas evidenciadas durante todo o processo de pesquisa e ratificadas por todos os entrevistados. Para os produtos voltados ao mercado externo a estratégia é classificada como dependente, pois as empresas respondem ao que é solicitado pelos clientes, sem estudo ou planejamento prévio. Já para os produtos voltados ao mercado interno, a estratégia pode ser classificada como imitativa ou defensiva, visto que as empresas estudadas seguem os líderes de mercado, investindo em adaptações e adequações dos produtos.
In Brazil, one of the most important sectors in the economy is the food industry, its production equivalent to about ten percent of Brazilian GDP. Despite their good performance, the poultry processing industry in Brazil still has many challenges to overcome. One of these challenges comes from the global trend of "saving time" in the preparation of food. The final consumer wants convenience and practicality in terms of what is reflected in food products ready and semi-ready, with a high degree of processing. To supply these demands and satisfy customers the innovation becomes crucial and in this case, drives the products development. This present study analyzes the process of products development in the poultry industry. The strategy of this research was multiple cases study, which allowed greater detail and the possibility of comparative analysis of results. Also (one) expert in the industry was interviewed to provide a broader view about innovation in the industry. The results indicate that the organizations studied have processes of product development very similar, with the main steps in tracking and selection of ideas, processing, marketing and launch assessment of market and product after its launch. Although it was possible to see what was the factor which drives the process of product development, more relevant in companies studied is the demand of the market. It was possible to identify, also, that companies adopt different strategies for products when destined for the foreign market and for the internal market, these differences highlighted throughout the process of search and ratified by all respondents.For products geared to the foreign market strategy is classified as dependent, as companies respond to what is requested by customers, without prior planning or study. Even for products geared to the domestic market, the strategy can be classified as imitative or defensive, since the companies studied are the market leaders, investing in adaptations and adjustments of products.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1125
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